Repositório Digital

A- A A+

A integração de laptops às práticas pedagógicas : um estudo de caso com professores de anos iniciais

.

A integração de laptops às práticas pedagógicas : um estudo de caso com professores de anos iniciais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A integração de laptops às práticas pedagógicas : um estudo de caso com professores de anos iniciais
Autor Loss, Sibele Pedroso
Orientador Behar, Patrícia Alejandra
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Tecnologia
Resumo O objetivo desta pesquisa foi investigar e problematizar a integração de laptops às práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais. O foco está em analisar o uso que os docentes fazem dos laptops em suas aulas, bem como os métodos empregados por eles para contextualizá-los em suas práticas. O estudo perpassa o perfil dos alunos contemporâneos, as políticas públicas instituídas a fim de promover a introdução de recursos tecnológicos nas escolas, com destaque para o “Programa Um Computador por Aluno”, e o papel dos professores e das escolas frente a essa nova realidade. A metodologia de pesquisa empregada foi um estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A análise dos dados ocorreu por meio de categorias, partindo de questionários e entrevistas realizados com três professoras dos anos iniciais de uma escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, localizada na região central de Porto Alegre. As análises apontaram que as práticas tradicionais continuam prevalecendo e que os laptops são, muitas vezes, utilizados apenas para reproduzir tais práticas. Nessa perspectiva, foi constatado que apenas inserir os recursos tecnológicos nas escolas não é suficiente, é preciso investir na formação dos professores para que eles possam refletir e recriar suas práticas para, então, realizar essa integração de forma significativa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133594
Arquivos Descrição Formato
000985128.pdf (722.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.