Repositório Digital

A- A A+

Educação ambiental em espaços não escolares : um olhar sensível e o diálogo de saberes populares em uma comunidade quilombola

.

Educação ambiental em espaços não escolares : um olhar sensível e o diálogo de saberes populares em uma comunidade quilombola

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação ambiental em espaços não escolares : um olhar sensível e o diálogo de saberes populares em uma comunidade quilombola
Autor Facco, Salete Vedovatto
Orientador Cunha, Aline Lemos da
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação ambiental
Resumo Este trabalho, de abordagem qualitativa, tem como objetivo refletir sobre as formas de ensinar e aprender em um espaço não escolar: a associação comunitária de um quilombo urbano na cidade de Porto Alegre. As análises partem dos registros sistematizados em relatórios semanais das oficinas de artesanato, onde foram confeccionados sabonetes de ervas medicinais e sabão ecológico, realizadas em 2013 e 2014, por meio do projeto de extensão “Justiça com as próprias mãos”: manualidades e Direitos Humanos das Mulheres - intermediando a valorização das práticas artesanais e dos conhecimentos populares que circulavam por este grupo constituído por mulheres quilombolas. Neste trabalho de conclusão, a metodologia adotada foi a de análise de documentos, inspirada nas considerações de Figueiredo (2007). Como suporte para as análises, abordamos os seguintes conceitos: Educação popular e ambiental (REIGOTA, 1991; SORRENTINO, 2014), diálogo de saberes (LEFF, 2009), formação do sujeito ecológico (CARVALHO, 2012), educação popular em espaços não escolares (BRANDÃO, 2015; CUNHA, 2014), a fim de compreender os processos de ensinar e aprender, bem como ressaltar a valorização dos saberes e a reapropriação dos conhecimentos populares, neste caso, sobre ervas medicinais. Podemos dizer que os conhecimentos compartilhados com as mulheres quilombolas foram (re)afirmados no contato direto e duradouro, buscando o diálogo entre o saber popular e o acadêmico, significativa aprendizagem para professores em formação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133601
Arquivos Descrição Formato
000985168.pdf (2.028Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.