Repositório Digital

A- A A+

Constituindo-se docente com bebês e crianças bem pequenas : análise de uma experiência formadora

.

Constituindo-se docente com bebês e crianças bem pequenas : análise de uma experiência formadora

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Constituindo-se docente com bebês e crianças bem pequenas : análise de uma experiência formadora
Autor Leite, Deise Bruna Massena
Orientador Barbosa, Maria Carmen Silveira
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Professor
Resumo Este trabalho tem como tema a peculiaridade da ação docente com os bebês e as crianças bem pequenas. Pontua a falta de tradição pedagógica com essa faixa etária e a lacuna nos cursos de formação de professores. É uma pesquisa do tipo narrativa de experiência educativa. A partir da análise de uma experiência docente, o problema de pesquisa em questão é interrogar sobre em que medida as peculiaridades da educação de bebês e crianças bem pequenas na creche contribuem na constituição da especificidade da ação profissional docente. O principal objetivo foi analisar as peculiaridades da docência com bebês, bem como desenvolver uma reflexão sobre uma prática desenvolvida com bebês e crianças bem pequenas. Tendo como categorias e objetos de análise o currículo, o planejamento e o acompanhamento avaliativo dos processos pedagógicos. O trabalho foi fundamentado no referencial teórico da área: Oliveira (2002); Barbosa (2010); Ostetto (2000); Coutinho (2013); Fochi (2015); Martins Filho (2015); Gomes (2015); Tristão (2004); Duarte (2011). Conclui-se que é fundamental o exercício da observação e da construção de um olhar atento às ações e reações dos bebês, um olhar capaz de decifrar as múltiplas linguagens das crianças, constituindo-se um elemento peculiar da ação docente para essa faixa etária. Identificou-se ainda a necessidade de rediscutir os currículos dos cursos de formação de professores para que seja efetivo um espaço adequado para a Educação das crianças de 0 a 3 anos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133602
Arquivos Descrição Formato
000985088.pdf (2.076Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.