Repositório Digital

A- A A+

Complexidade de olhares na educação infantil : perspectivas de educadoras sobre a docência compartilhada

.

Complexidade de olhares na educação infantil : perspectivas de educadoras sobre a docência compartilhada

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Complexidade de olhares na educação infantil : perspectivas de educadoras sobre a docência compartilhada
Autor Dominguez, Karina Eleonora Popko
Orientador Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Formação docente
Professor
Resumo O presente estudo de abordagem qualitativa trata-se de um estudo de caso de cunho etnográfico cujo objetivo foi problematizar e refletir sobre as concepções de educadoras da Educação Infantil sobre a docência compartilhada dentro da sala de aula. Os principais referenciais teóricos utilizados foram Hugo Otto Beyer, para caracterizar o cenário do qual surge a ideia de “Bidocência”, Clarice Traversini, que contextualiza o Projeto de Docência Compartilhada adotado por algumas escolas regulares de Ensino Fundamental do município de Porto Alegre, trazendo importantes reflexões acerca da temática da docência compartilhada, e António Nóvoa, para abordar a importância do processo de docência compartilhada para formação de professores. As ferramentas utilizadas neste estudo consistem nas narrativas docentes, observações diretas e análises de oito questionários aplicados com educadoras de uma instituição pública de Educação Infantil situada na zona central de Porto Alegre. As análises evidenciam que as educadoras concebem a prática da docência compartilhada como uma prática enriquecedora de trocas de conhecimento, porém nem sempre viável, considerando as divergências de opiniões docentes um dos principais fatores que podem enfraquecer a prática. Os resultados apontam a necessidade de formações docentes que contemplem mais a temática da docência compartilhada.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133604
Arquivos Descrição Formato
000985100.pdf (741.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.