Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorDominguez, Karina Eleonora Popkopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-10T02:04:54Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133604pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo de abordagem qualitativa trata-se de um estudo de caso de cunho etnográfico cujo objetivo foi problematizar e refletir sobre as concepções de educadoras da Educação Infantil sobre a docência compartilhada dentro da sala de aula. Os principais referenciais teóricos utilizados foram Hugo Otto Beyer, para caracterizar o cenário do qual surge a ideia de “Bidocência”, Clarice Traversini, que contextualiza o Projeto de Docência Compartilhada adotado por algumas escolas regulares de Ensino Fundamental do município de Porto Alegre, trazendo importantes reflexões acerca da temática da docência compartilhada, e António Nóvoa, para abordar a importância do processo de docência compartilhada para formação de professores. As ferramentas utilizadas neste estudo consistem nas narrativas docentes, observações diretas e análises de oito questionários aplicados com educadoras de uma instituição pública de Educação Infantil situada na zona central de Porto Alegre. As análises evidenciam que as educadoras concebem a prática da docência compartilhada como uma prática enriquecedora de trocas de conhecimento, porém nem sempre viável, considerando as divergências de opiniões docentes um dos principais fatores que podem enfraquecer a prática. Os resultados apontam a necessidade de formações docentes que contemplem mais a temática da docência compartilhada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleComplexidade de olhares na educação infantil : perspectivas de educadoras sobre a docência compartilhadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985100pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples