Repositório Digital

A- A A+

Identidades docentes e humanas docências : modos de ser/estar professor/a na contemporaneidade

.

Identidades docentes e humanas docências : modos de ser/estar professor/a na contemporaneidade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Identidades docentes e humanas docências : modos de ser/estar professor/a na contemporaneidade
Autor Silva, Andressa Borges e
Orientador Hickmann, Roseli Inês
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Formação de professores
Resumo Este trabalho de conclusão de curso, situado no campo educacional, buscou problematizar a constituição das identidades docentes que possuem a humana docência como uma de suas facetas. Questiona de que maneira constituem-se tais identidades docentes, bem como os principais diferenciais de práticas vivenciadas na ação pedagógica de uma professora que possibilita a constatação de características da humana docência. Sendo assim, a pesquisa tem por objetivo investigar e analisar a formação das identidades docentes que possuem, dentre suas características, a humana docência como uma de suas facetas, a partir do olhar singular voltado para uma determinada professora. Para tanto, o caminho metodológico traçado fora a partir de uma pesquisa qualitativa com características de estudo de caso em educação, que possibilitaram uma aproximação entre sujeito de pesquisa e pesquisadora, com três instrumentos de coleta de dados, quais sejam: carta escrita pela professora a ser perscrutada, entrevista semi-estruturada com a mesma e observação participante em sala de aula. Para ancorar teoricamente esta pesquisa foram utilizados autores como: Stuart Hall (1997), Eliza C. Montalvão e Maria da G. N. Mizukami (2002), António Nóvoa (1999) e António Nóvoa (2009) sobre Identidades Docentes; Miguel Arroyo (2000), Maria Bernadette C. Rodrigues (2004) sobre humana docência; Tânia Fortuna (2007) sobre dimensão humana da docência e importância do afeto. Através da trança dessas fontes, foram elaborados eixos que permitiram a operacionalização dos conceitos postos em funcionamento frente aos “dados” principais desta pesquisa, apontando a (re)configuração constante que transpassa a constituição de Identidades Docentes, bem como as aproximações do conceito de Humana Docência ao processo de ser/estar professor, demonstrando as positividades de uma prática com tal característica.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133607
Arquivos Descrição Formato
000985162.pdf (411.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.