Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHickmann, Roseli Inêspt_BR
dc.contributor.authorSantos, Gabrielly Estrázulas dospt_BR
dc.date.accessioned2016-03-10T02:05:11Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133614pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso, situado no campo da educação, buscou investigar de que forma os diferentes modos de realizar uma avaliação podem influenciar o processo de aprendizagem dos alunos, e se traduziu na seguinte indagação: Como os diferentes modos de avaliar podem influenciar o processo de aprendizagem dos alunos a partir dos olhares discentes e docentes? Esse estudo teve como objetivos centrais compreender os conceitos de avaliação formativa e avaliação mediadora, buscando compreender se elas influenciam no percurso dos aprendizados dos/as alunos/as. Procurou também explicitar as diferenças entre a avaliação de trabalhos e a correção de trabalhos, dessa forma esclarecendo quais as contribuições de ambos para os/as alunos/as. As indagações acerca desse estudo surgiram a partir das práticas avaliativas que implementei durante o meu estágio curricular com uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Porto Alegre. Essa pesquisa foi organizada a partir de uma pesquisa qualitativa tendo como foco um estudo de caso, pois buscou investigar uma situação singular com determinados sujeitos, de um contexto específico. Para a realização desse trabalho foram coletados dados a partir de dois questionários. Esses questionários foram endereçados a 19 crianças que cursam o 4°ano e a quatro professoras da escola já referida anteriormente. As análises acerca desse estudo possuem dois eixos, sendo eles: Quais os significados e os sentidos que os/as alunos/as atribuem ao conceito de aprender e descobrir se os/as alunos/as aprendem com as práticas avaliativas. Se sim de que forma? Para subsidiar e sustentar este estudo investigativo recorri a alguns referenciais teóricos, tais como: Jussara Hoffmann, Dale Armstrong, Olenir Maria Mendes, Lívia Suassuna, Denise Pellegrini, que tratam sobre indagações acerca de avaliação formativa e avaliação mediadora. Maria Bernadette Castro Rodrigues, Claudia de Oliveira, Luis Carlos Freitas, e Janssen Felipe da Silva, problematizam alguns instrumentos de avaliação e práticas avaliativas. Também recorri aos estudos de Bernard Charlot, ao fazer reflexões sobre as relações o saber e o aprender. As análises realizadas nesse estudo apontaram que sob o olhar docente, a avaliação interfere diretamente no processo de aprendizagem dos/as alunos, enquanto que para estes a avaliação é importante apenas para eles descobrirem seus acertos e seus erros. Também apontou que os significados e os sentidos que esses alunos atribuem ao conceito de aprender estão relacionados com o saber e com práticas relacionadas ao estudo e às leituras que são realizadas dentro da instituição escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleAvaliação versus correção : atribuindo um novo olhar às práticas avaliativaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984990pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples