Planejamento integrado : uma oportunidade à aprendizagem
dc.contributor.advisor | Hickmann, Roseli Inês | pt_BR |
dc.contributor.author | Freitas, Luise Oliveira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-10T02:05:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133615 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo analisar e identificar se o planejamento integrado proporciona aprendizagens junto aos alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir este objetivo foram escolhidas cinco professoras-estagiárias que realizaram seus estágios obrigatórios do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no primeiro semestre do ano de 2015. O foco da pesquisa teve, então, como problema orientador analisar se o planejamento integrado proporciona aprendizagens junto aos alunos a partir da narrativa das professoras-estagiárias. Trata-se de um estudo investigativo com uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando entrevistas semiestruturadas. Os principais referenciais teóricos utilizados para interlocução, análise e problematização dos dados foram: Fernando Hernández e Jurjo Torres Santomé, que abordam a temática do currículo integrado, planejamento integrado e projetos de trabalho. Também busquei apoio teórico nas ideias de Maria Bernadette Castro Rodrigues e Maria Luisa Xavier a fim de fundamentar e contextualizar as diferentes formas de planejar de maneira integrada. O texto mais diretamente relacionado às reflexões analíticas encontra-se dividido em dois eixos: 1 – Desafios na hora de planejar; 2 – Concepções de planejamento integrado e suas possibilidades de oportunizar aprendizagens. Ao finalizar esta pesquisa, tendo como foco identificar as possibilidades de um planejamento integrado oportunizar aprendizagens juntos aos alunos, a partir das narrativas de professoras-estagiárias, foi possível constatar que existem diferentes possibilidades de um planejamento integrado proporcionar aprendizagens, destacando-se aprendizagens no âmbito social e argumentativo nos momentos em que os alunos expuseram suas ideias sobre a temática do projeto. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.title | Planejamento integrado : uma oportunidade à aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000985112 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)