Repositório Digital

A- A A+

E aí quem vai abraçar ?

.

E aí quem vai abraçar ?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título E aí quem vai abraçar ?
Autor Martins, Dayane Almeida
Orientador Bilibio, Luiz Fernando Silva
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação em Saúde Mental Coletiva.
Assunto Cuidado
Saúde mental
Resumo O objetivo deste trabalho é explorar os processos de cuidado em saúde mental, buscando desenvolver alguns sentidos sobre o ato de abraçar nos serviços de saúde mental. A aposta metodológica implica em compartilhar um caso pensamento, visando transbordar o tema escolhido por meio de uma narrativa inventiva que emerge da minha memória em processos de cuidado. Uma manifestação escrita de experimentações de dimensões do processo de trabalho em saúde; diferentes modos de trabalhar; diferentes tipos de encontros; diferentes formas de abraçar. Experimentações que me levaram a pensar uma determinada tipologia do abraço. Entendo que me deparei com – no mínimo – três dimensões, três tipos de abraços: 1 Abraçar o Caso; 2 Abraçar a Pessoa; 3 A Experiência Corporal do Abraço; e é sobre esta tipologia do abraço que buscarei produzir sentidos neste trabalho. A ousadia de fluidez entre as três dimensões do abraço é a melhor direção. A razão e a emoção têm que trabalhar juntas. Não é uma escolha de um ou outro modo de ser; da pra ser os dois. O afeto não é utilizável, é da ordem dos desejos. Não podemos ter o abraço como uma coisa, uma faculdade ou uma ferramenta, mas o homem deve ser a experiência do abraço, que deve dotar-se de sentido. Então para mim a experiência dos abraços é amor, porque o amor é várias coisas e vários sentidos. É padecer, é sentir, é viver, é experimentar, é aceitar, é assumir a responsabilidade de troca com o outro.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133616
Arquivos Descrição Formato
000984670.pdf (254.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.