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dc.contributor.advisorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorMelo, Rafaela da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-10T02:05:26Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133624pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo apresentar o perfil da formação docente da Educação Infantil no Estado do RS e discutir os principais desafios colocados pelas políticas de formação e valorização das docentes desta etapa da Educação Básica. Como aporte teórico se discute os marcos históricos e legais da Educação Infantil no Brasil, as políticas de formação docente na Educação Infantil no cenário nacional e no Rio Grande do Sul e as representações do perfil das docentes que atuam nesta etapa da Educação Básica. A pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa faz uma análise descritiva do perfil de formação das docentes com base nos dados coletados no Educacenso 2014 disponíveis na plataforma de visualização de dados estatísticos da formação docente CultivEduca, visando apontar os desafios para as políticas de formação docente na Educação Infantil no RS. Na etapa da análise dos dados, apresenta o perfil demográfico dos/as docentes que atuam na Educação Infantil da rede estadual, municipal, privada e conveniada do RS e compara o perfil da formação inicial, pós-graduação e formação continuada desses/as docentes entre as dependências administrativas. A partir destes dados, os principais desafios para as políticas públicas da formação docente na Educação Infantil do RS são: 1) garantir a formação inicial para as docentes que atuam especialmente na rede privada onde 35,9% docentes possuem o normal médio e na rede conveniada onde 51,6% dos docentes possuem o normal médio e o ensino médio (sem habilitação para a docência na Educação Infantil); 2) oferecer cursos pós-graduação e formação continuada voltados para especificidades das crianças de 0 a 6 anos em todas as dependências administrativas. O trabalho oferece contribuições para os gestores, formuladores de políticas públicas, pesquisadores da área e entidades da sociedade civil no debate sobre a necessidade de maior investimento na formação inicial, Pós-Graduação e Formação Continuada dos docentes que atuam com crianças dos 0 aos 6 anos no Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEstatistica educacionalpt_BR
dc.titleO perfil da formação docente na educação infantil do RS e os desafios para as políticas públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFelipe, Janept_BR
dc.identifier.nrb000984988pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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