Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, Evandropt_BR
dc.contributor.authorFunck, Stephaniept_BR
dc.date.accessioned2016-03-10T02:05:49Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133633pt_BR
dc.description.abstractO trabalho identifica e analisa fatores que contribuem para a permanência de estudantes idosos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal de Porto Alegre. Nesta pesquisa são abordadas concepções acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas voltadas à EJA na perspectiva da função permanente ou qualificadora. O aporte teórico utilizado, traz alguns autores, dentre eles: Osmar Fávero (2009); Alceu Ferraro (2009); Moacir Gadotti (2003; 2011); Paulo Freire (2001); Miguel Arroyo (2000; 2005); Inês Barbosa de Oliveira (2005; 2007); Juarez Dayrell (1996); Paulo Carrano (2007); Marta Kohl de Oliveira (2001); Magda Soares (2014). Trata-se de um estudo qualitativo, configurado como estudo de caso. A construção dos dados empíricos deu-se através da realização de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes idosos da EJA do Centro Municipal de Educação do Trabalhador (CMET) Paulo Freire. A perspectiva de análise reflexiva das entrevistas (Szymsnski, 2002) orientou o tratamento dos dados. As falas dos entrevistados apontam para estrutura curricular diversificada abordada pela instituição de ensino, vontade de aprender, sentimento de pertencimento e relações sociais, com docentes e discentes como fatores importantes para sua permanência na instituição. Nos casos em que os sujeitos idosos frequentam totalidades mais avançadas, há reclamações acerca da juventude. A partir da apreciação dos dados, há indícios de que os fatores mencionados para a permanência dos estudantes idosos no CMET Paulo Freire estejam relacionados com seus entendimentos da EJA e organização curricular, além da grande relevância das trocas sociais que são proporcionadas naquele espaço.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titlePermanência de estudantes idosos da EJA : por uma educação ao longo da vidapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985132pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples