Permanência de estudantes idosos da EJA : por uma educação ao longo da vida
dc.contributor.advisor | Alves, Evandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Funck, Stephanie | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-10T02:05:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133633 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho identifica e analisa fatores que contribuem para a permanência de estudantes idosos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal de Porto Alegre. Nesta pesquisa são abordadas concepções acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas voltadas à EJA na perspectiva da função permanente ou qualificadora. O aporte teórico utilizado, traz alguns autores, dentre eles: Osmar Fávero (2009); Alceu Ferraro (2009); Moacir Gadotti (2003; 2011); Paulo Freire (2001); Miguel Arroyo (2000; 2005); Inês Barbosa de Oliveira (2005; 2007); Juarez Dayrell (1996); Paulo Carrano (2007); Marta Kohl de Oliveira (2001); Magda Soares (2014). Trata-se de um estudo qualitativo, configurado como estudo de caso. A construção dos dados empíricos deu-se através da realização de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes idosos da EJA do Centro Municipal de Educação do Trabalhador (CMET) Paulo Freire. A perspectiva de análise reflexiva das entrevistas (Szymsnski, 2002) orientou o tratamento dos dados. As falas dos entrevistados apontam para estrutura curricular diversificada abordada pela instituição de ensino, vontade de aprender, sentimento de pertencimento e relações sociais, com docentes e discentes como fatores importantes para sua permanência na instituição. Nos casos em que os sujeitos idosos frequentam totalidades mais avançadas, há reclamações acerca da juventude. A partir da apreciação dos dados, há indícios de que os fatores mencionados para a permanência dos estudantes idosos no CMET Paulo Freire estejam relacionados com seus entendimentos da EJA e organização curricular, além da grande relevância das trocas sociais que são proporcionadas naquele espaço. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Permanência de estudantes idosos da EJA : por uma educação ao longo da vida | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000985132 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)