Repositório Digital

A- A A+

Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA

.

Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA
Autor Saraiva, Sara Maria
Orientador Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Violência
Resumo Este trabalho tem como tema o medo na forma como se apresenta entre professores(as) e alunos(as) de uma escola pública de ensino fundamental, em turma de EJA, turno da noite. Teve como inspiração fatos observados neste espaço de educação entre docentes e discentes durante período de observações e práticas em sala de aula ao longo do primeiro semestre de 2015. Trata-se de pesquisa qualitativa, que tem como fonte de dados questionários e entrevistas realizadas com duas professoras e duas alunas desta escola, como também informações registradas em diário de campo do estágio curricular na mesma escola com turma de Totalidades 3. Foi escolhido Paulo Freire como fundamento teórico principal, por ter sido um professor que conviveu como o medo durante sua trajetória de educador e também por ser importante referência na EJA. O objetivo deste trabalho consiste em refletir se os medos mais evidentes, que fazem parte da vida escolar nesta instituição, poderiam estar limitando o desempenho de professores e aprendizado de alunos ou não. Analisando as respostas dos questionários e entrevistas foi possível confirmar que o medo, principalmente da violência, pode causar transtornos no trabalho dos docentes e no aprendizado dos discentes. Sendo esta uma pesquisa de pequeno alcance, fica a sugestão de outros estudos sob outros olhares, que poderão trazer conhecimentos e contribuições no sentido de atitudes pontuais como soluções para resguardo dos atores desses espaços de educação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133634
Arquivos Descrição Formato
000985233.pdf (306.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.