Repositório Digital

A- A A+

Contribuições da Informática na Educação Infantil

.

Contribuições da Informática na Educação Infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contribuições da Informática na Educação Infantil
Autor Lisboa, Liziane Zanon
Orientador Favaretto, Fernando
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação infantil
Informática
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Childhood education
[en] Computer learning
Resumo Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da informática para a aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil. O estudo foi realizado em uma Pré-Escola da rede municipal de ensino de Paraí/RS, onde se buscou investigar como a escola trabalha a informática e qual é a concepção acerca de sua importância, além de proporcionar uma reflexão acerca do papel do educador no processo de aprendizagem da criança através da informática. Identificou-se a limitação de um trabalho com a informática abrangente, o que delimita a aprendizagem e formação integral das crianças na instituição mencionada. Apontou-se a necessidade de inserir a informática como trabalho efetivo nas instituições de educação infantil, para que se proponha ao sucesso pedagógico e a consequente ampliação de saberes. Ao final, demonstrou-se a importância da informática como prática efetiva na educação infantil e destacou-se a importância da informática como ferramenta pedagógica para auxiliar os educadores em sua prática docente.
Abstract This research aimed to analyze the computer's contributions to the child's learning and development in early childhood education. The study conducted was in a Public Preschool in Paraí / RS, where we sought to investigate how the school works the computer and what is the conception of its importance, as well as provide a reflection on the educator's role in the child's learning process by computer. The limitation of a job with the comprehensive information was identified, which borders the full learning and training of children in the said institution. He pointed up the need to enter the computer as effective work in educational institutions, in order to propose to the educational success and the consequent expansion of knowledge. At the end, it was demonstrated the importance of information technology as an effective practice in early childhood education and stressed the importance of information technology as a pedagogical tool to assist educators in their teaching practice.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133713
Arquivos Descrição Formato
000981780.pdf (802.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.