Repositório Digital

A- A A+

Um modelo de equações estruturais aplicado a dados de satisfação de alunos do ensino superior privado

.

Um modelo de equações estruturais aplicado a dados de satisfação de alunos do ensino superior privado

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um modelo de equações estruturais aplicado a dados de satisfação de alunos do ensino superior privado
Autor Giordani, Luiz Guilherme
Orientador Nunes, Luciana Neves
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Estatística. Curso de Estatística: Bacharelado.
Assunto Equações
Modelagem
Resumo A Modelagem de Equações Estruturais (MEE) é uma poderosa técnica estatística que permite o pesquisador estudar o comportamento simultâneo de diversas variáveis em um modelo. No entanto, devido a sua nomenclatura diferenciada e caráter confirmatório, necessita-se um bom entendimento e familiaridade com a técnica. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a técnica de Modelagem de Equações Estruturais e demonstrar uma aplicação prática em dados reais proveniente de pesquisas de mercado. Para as análises foi utilizado o software R na versão 3.2.2 e sua extensão chamada lavaan na versão 0.5-20. Para os menos familiarizados com o R, trechos de código das análises são apresentados para facilitar o entendimento. Para a aplicação da técnica de MEE foram usados dados provenientes de pesquisas de mercado feitas com estudantes do setor educacional privado brasileiro. O modelo testado tinha o propósito de entender a associação de cinco fatores (Custo-benefício, Empregabilidade, Localização, Infraestrutura, Qualidade de Ensino e Tradição) com a variável resposta satisfação do aluno. A validação dos referidos fatores foi feita através da Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Considerando os resultados dessa análise, para o ajuste dos modelos, somente os fatores Custo-benefício, Localização, Infraestrutura e Qualidade de Ensino mostraram-se associados com a variável resposta. As medidas de ajuste dos modelos foram obtidas e nem todas se mostraram satisfatórias, entretanto uma das possíveis justificativas se deve ao fato dos dados analisados não terem sido coletados com o propósito de ser utilizada a MEE.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133719
Arquivos Descrição Formato
000986124.pdf (1.001Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.