Repositório Digital

A- A A+

A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola

.

A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A formação docente em curso normal de nível médio para o uso das tecnologias digitais na escola
Outro título The teacher education in high school of normal course for the use of digital technologies in school
Autor Dente, Elisângela Mendes
Orientador Schneider, Daisy
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Formação de professor
Lageado (RS)
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Digital technologies
[en] High school of normal course
[en] Teacher education
Resumo Este trabalho tem como propósito analisar a formação docente em Curso Normal de Nível Médio para o uso das tecnologias digitais na escola. Como embasamento teórico, utilizaram-se as obras de Tardif (2002), Behar (2009, 2013) e Coll e Monereo (2010). A intenção foi analisar esta questão por meio de um estudo de caso, realizado com a aplicação de questionário para alunas do terceiro ano do Curso Normal de Nível Médio no município de Lajeado-RS, a fim de verificar como ocorre tal formação. A análise das respostas serviu para verificar os saberes que possuem sobre o assunto, bem como de que forma incorporam as mídias em sua prática pedagógica. Ao término deste trabalho constatou-se o conhecimento restrito acerca do assunto de estudo devido a diversos fatores como, por exemplo: falta de utilização e de incentivo por parte dos professores formadores, falta de conhecimento com relação ao manuseio dos recursos tecnológicos, além de dificuldades em identificar como os equipamentos contribuem efetivamente para a qualidade na educação. Os resultados da pesquisa também mostraram a necessidade de readequar os cursos de formação inicial, proporcionando aos futuros professores capacitação efetiva para a incorporação das tecnologias digitais em sala de aula.
Abstract This work aims to analyze the teacher education in High School of Normal Course for the use of digital technologies in school. As a theoretical basis, we used the works of Tardif (2002), Behar (2009, 2013) and Coll and Monereo (2010). The intention was to analyze this issue through a case study with the questionnaires applied to students of the third year of High School of Normal Course in municipality of Lajeado-RS, in order to see how such formation occurs. The analysis of the answers served to verify the knowledge that they have about the subject, as well as how incorporate media in their teaching. At the end of this work it was found limited knowledge about the study subject, due to several factors such as: lack of use and encouragement from former teachers; lack of knowledge regarding the handling of technological resources; beyond the difficulties in identifying how the equipment contribute effectively to the quality of education. The search results also showed the need to readjust the initial formation courses, providing to the future teachers, effective training for the incorporation of digital technologies in the classroom.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133726
Arquivos Descrição Formato
000979730.pdf (352.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.