Repositório Digital

A- A A+

Filmes com protagonistas infantis : uma possibilidade de aprendizado significativo sobre ditaduras na América Latina

.

Filmes com protagonistas infantis : uma possibilidade de aprendizado significativo sobre ditaduras na América Latina

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Filmes com protagonistas infantis : uma possibilidade de aprendizado significativo sobre ditaduras na América Latina
Outro título Movies with children protagonists : a possibility of significant learning about dictatorships in Latin America
Autor Lamberti, Mayara Hemann
Orientador Foohs, Marcelo Magalhães
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto América Latina
Cinema
História
Protagonismo infantil
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Children protagonists
[en] Cinema and history
[en] History teaching
Resumo Este trabalho consiste na investigação da influência da presença de protagonistas infantis em obras cinematográficas de temática histórica, especificamente sobre ditaduras na América Latina, na construção de um conhecimento significativo de História, por meio das impressões dos alunos sobre os filmes. Para isso, foi realizado o cotejo entre dados obtidos com os alunos após exibições de dois grupos de longas-metragens, aqueles com protagonistas infantis e os demais sem protagonistas infantis, ordenados em duplas conforme sua nacionalidade: brasileiro, argentino e chileno. Os instrumentos de pesquisa de natureza comparativa e individual proporcionaram informações que são analisadas em diferentes frentes de preferência, retenção de informações históricas e identificação com os personagens, com base em bibliografia consagrada na área.
Abstract This work consists on investigating the influence of the presence of children protagonists in films of historical subject, specifically about dictatorships in Latin America, building a significant knowledge of History, through the impressions of students about the movies. For this, it was performed the comparison between data obtained with the students after views of two feature film groups, with children protagonists and without them, ordered in pairs according to their nationality: Brazilian, Argentine and Chilean. Two questionnaires, comparative and individual, provided information that is analyzed on different preference fronts, retaining historical information and identification with the characters, based on well-known literature of the area.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133831
Arquivos Descrição Formato
000982050.pdf (940.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.