Filmes com protagonistas infantis : uma possibilidade de aprendizado significativo sobre ditaduras na América Latina
dc.contributor.advisor | Foohs, Marcelo Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.author | Lamberti, Mayara Hemann | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-16T02:05:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133831 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste na investigação da influência da presença de protagonistas infantis em obras cinematográficas de temática histórica, especificamente sobre ditaduras na América Latina, na construção de um conhecimento significativo de História, por meio das impressões dos alunos sobre os filmes. Para isso, foi realizado o cotejo entre dados obtidos com os alunos após exibições de dois grupos de longas-metragens, aqueles com protagonistas infantis e os demais sem protagonistas infantis, ordenados em duplas conforme sua nacionalidade: brasileiro, argentino e chileno. Os instrumentos de pesquisa de natureza comparativa e individual proporcionaram informações que são analisadas em diferentes frentes de preferência, retenção de informações históricas e identificação com os personagens, com base em bibliografia consagrada na área. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work consists on investigating the influence of the presence of children protagonists in films of historical subject, specifically about dictatorships in Latin America, building a significant knowledge of History, through the impressions of students about the movies. For this, it was performed the comparison between data obtained with the students after views of two feature film groups, with children protagonists and without them, ordered in pairs according to their nationality: Brazilian, Argentine and Chilean. Two questionnaires, comparative and individual, provided information that is analyzed on different preference fronts, retaining historical information and identification with the characters, based on well-known literature of the area. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Cinema and history | en |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | History teaching | en |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Children protagonists | en |
dc.subject | Protagonismo infantil | pt_BR |
dc.subject | América Latina | pt_BR |
dc.title | Filmes com protagonistas infantis : uma possibilidade de aprendizado significativo sobre ditaduras na América Latina | pt_BR |
dc.title.alternative | Movies with children protagonists : a possibility of significant learning about dictatorships in Latin America | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000982050 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)