Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoohs, Marcelo Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorLamberti, Mayara Hemannpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-16T02:05:27Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133831pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste na investigação da influência da presença de protagonistas infantis em obras cinematográficas de temática histórica, especificamente sobre ditaduras na América Latina, na construção de um conhecimento significativo de História, por meio das impressões dos alunos sobre os filmes. Para isso, foi realizado o cotejo entre dados obtidos com os alunos após exibições de dois grupos de longas-metragens, aqueles com protagonistas infantis e os demais sem protagonistas infantis, ordenados em duplas conforme sua nacionalidade: brasileiro, argentino e chileno. Os instrumentos de pesquisa de natureza comparativa e individual proporcionaram informações que são analisadas em diferentes frentes de preferência, retenção de informações históricas e identificação com os personagens, com base em bibliografia consagrada na área.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists on investigating the influence of the presence of children protagonists in films of historical subject, specifically about dictatorships in Latin America, building a significant knowledge of History, through the impressions of students about the movies. For this, it was performed the comparison between data obtained with the students after views of two feature film groups, with children protagonists and without them, ordered in pairs according to their nationality: Brazilian, Argentine and Chilean. Two questionnaires, comparative and individual, provided information that is analyzed on different preference fronts, retaining historical information and identification with the characters, based on well-known literature of the area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectCinema and historyen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectChildren protagonistsen
dc.subjectProtagonismo infantilpt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.titleFilmes com protagonistas infantis : uma possibilidade de aprendizado significativo sobre ditaduras na América Latinapt_BR
dc.title.alternativeMovies with children protagonists : a possibility of significant learning about dictatorships in Latin Americaen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982050pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples