Repositório Digital

A- A A+

O ensino da Biologia à distância

.

O ensino da Biologia à distância

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino da Biologia à distância
Autor Rinaldi, Sabrina Maria
Orientador Silveira, Paloma Dias
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Biologia
Educação à distância
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Biology learning
[en] Distance education
[en] Hybrid education
[en] Technology in education
Resumo O presente trabalho traz uma breve história da educação à distância e o seu surgimento no Brasil, bem como um pequeno relato sobre o real significado da motivação pessoal por esta pesquisa científica. Seguindo na perspectiva das relações pedagógicas presentes no ambiente midiático, este trabalho aborda definições de aluno e professor em ambiente virtual, assim como suas relações e seus diferenciais quando comparados aos mesmos em modalidades diferentes de ensino. A partir do momento que a pesquisa passa a abordar o tema virtualidade, sua abrangência torna-se relevante quando o assunto é a comunidade virtual e principalmente a aprendizagem colaborativa que ocorre na mesma. Nesse momento surge a polêmica da relevância dos momentos presenciais no curso de biologia e o aparecimento da conceituação da educação híbrida – conhecida também como Blended Learning ou B-Learning que se caracteriza por momentos à distância e momentos presenciais. O trabalho é finalizado com uma proposta de ensino à distância na disciplina de biologia, em que a teoria e a prática caminham juntas, com aulas práticas em laboratórios reais e não somente virtuais, possibilitando a formação de um profissional qualificado, sem medo de praticar no seu dia-a-dia o que talvez nunca tenha presenciado em um curso de Educação à Distância (EAD).
Abstract This paper will bring a brief history about distance education and its emergence in Brazil, as well as a little story about the real meaning of personal motivation for this scientific research. Following the perspective of the pedagogical relationships present in the midia environment, this paper discusses student settings and virtual teacher as well as their relationships and their difference when compared to the same in different forms of education. From the moment the search begins to address the issue virtuality, its scope becomes more relevant when it comes to the virtual community and especially the collaborative learning that happens. In this moment comes the controversy of the relevance of classroom moments in the course of Biology and the appearance of the concept of hybrid education – known as Blended Learning or B-Learning which is characterized by moments away and face moments. The work ends with a distance educational proposal in biology, in which theory and practice go hand in hand, with practical lessons in real labs, not just virtual, enabling the formation of a qualified professional, unafraid to practice in their day by day what might have done in a DE course.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133833
Arquivos Descrição Formato
000982333.pdf (681.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.