Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Paloma Diaspt_BR
dc.contributor.authorRinaldi, Sabrina Mariapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-16T02:05:28Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133833pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho traz uma breve história da educação à distância e o seu surgimento no Brasil, bem como um pequeno relato sobre o real significado da motivação pessoal por esta pesquisa científica. Seguindo na perspectiva das relações pedagógicas presentes no ambiente midiático, este trabalho aborda definições de aluno e professor em ambiente virtual, assim como suas relações e seus diferenciais quando comparados aos mesmos em modalidades diferentes de ensino. A partir do momento que a pesquisa passa a abordar o tema virtualidade, sua abrangência torna-se relevante quando o assunto é a comunidade virtual e principalmente a aprendizagem colaborativa que ocorre na mesma. Nesse momento surge a polêmica da relevância dos momentos presenciais no curso de biologia e o aparecimento da conceituação da educação híbrida – conhecida também como Blended Learning ou B-Learning que se caracteriza por momentos à distância e momentos presenciais. O trabalho é finalizado com uma proposta de ensino à distância na disciplina de biologia, em que a teoria e a prática caminham juntas, com aulas práticas em laboratórios reais e não somente virtuais, possibilitando a formação de um profissional qualificado, sem medo de praticar no seu dia-a-dia o que talvez nunca tenha presenciado em um curso de Educação à Distância (EAD).pt_BR
dc.description.abstractThis paper will bring a brief history about distance education and its emergence in Brazil, as well as a little story about the real meaning of personal motivation for this scientific research. Following the perspective of the pedagogical relationships present in the midia environment, this paper discusses student settings and virtual teacher as well as their relationships and their difference when compared to the same in different forms of education. From the moment the search begins to address the issue virtuality, its scope becomes more relevant when it comes to the virtual community and especially the collaborative learning that happens. In this moment comes the controversy of the relevance of classroom moments in the course of Biology and the appearance of the concept of hybrid education – known as Blended Learning or B-Learning which is characterized by moments away and face moments. The work ends with a distance educational proposal in biology, in which theory and practice go hand in hand, with practical lessons in real labs, not just virtual, enabling the formation of a qualified professional, unafraid to practice in their day by day what might have done in a DE course.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectBiology learningen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectTechnology in educationen
dc.subjectHybrid educationen
dc.titleO ensino da Biologia à distânciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982333pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples