Repositório Digital

A- A A+

O vídeo como ferramenta pedagógica

.

O vídeo como ferramenta pedagógica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O vídeo como ferramenta pedagógica
Outro título The video as a pedagogical tool
Autor Mychaleyko, Tatiana Rita
Orientador Brackmann, Christian Puhlmann
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Material didático digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Vídeo
[en] Education
[en] Media
Resumo Vivemos numa sociedade em que as novas tecnologias fazem parte do cotidiano das pessoas, portanto é necessário que a escola busque empregar as mídias no processo de ensino de forma mais efetiva, possibilitando que a escola esteja mais próxima da realidade social. Dentre as novas tecnologias, o vídeo é uma mídia presente em praticamente todas as escolas e apresenta fácil utilização, significando importante ferramenta pedagógica com boa aceitação pelos alunos. Com isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica promovendo uma reflexão do uso do vídeo como recurso educacional e uma pesquisa do tipo Survey, realizada por meio de um questionário aplicado aos professores de uma escola da rede estadual da cidade de Viamão. Essa investigação foi realizada no intuito de verificar se e como o material audiovisual está sendo utilizado dentro do ambiente escolar.
Abstract We live in a society where new technologies are part of daily lives of people, therefore it is necessary that the school seeks and employ the media in the process of teaching more effectively, allowing the school to get closer to the social reality. Among the new technologies, the video is a media present in virtually all schools and is relatively easy to use, signifying important pedagogical tool with good acceptance by students. With this, we performed a literature search by promoting a reflection of the use of video as an educational resource and a Survey, conducted through a questionnaire applied to teachers at the school of the state network of the Viamão city. This research was performed in order to identify whether and how the audiovisual material is being used within the school environment.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133837
Arquivos Descrição Formato
000982496.pdf (455.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.