Jogos pedagógicos : o lado lúdico de aprender
dc.contributor.advisor | Hahn, Raquel Usevicius | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Rossele Neto de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-16T02:05:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133840 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os jogos, que fazem parte da vida humana, estão cada vez mais incorporados a rotina das crianças e jovens. É com eles que muitos se divertem e se relacionam com outras pessoas. E, na escola, qual o papel dos jogos? No contexto escolar, os jogos são excelentes auxiliares, e precisam ser melhor explorados pelos professores em todas as áreas, inclusive os jogos digitais, jogados em computadores, celulares e tabletes. Nesta pesquisa, de ordem qualitativa, onde os alunos entre 13 e 16 anos foram observados, nas aulas de informática onde, ao jogar Pet Rescue Saga e Tux Mat. Estes dois jogos, foram observadas as atitudes dos alunos ao utilizá-los em sala de aula tornaram-se objeto de análise no que tange a utilização dos jogos como ferramentas pedagógicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The games are part of human daily life. The most varied nature and origin distract games, discipline and teach. In education, games are powerful allies in the teaching-learning processes, as they are connected to the playful and are far from what is considered a traditional classroom. In the school context, the games are excellent assistants, and need to be better exploited by teachers in all areas, including digital games, played on computers, mobile phones and tablets. In this research, qualitative, where students from 13 to 16 years were observed in computer classes before games like Pet Rescue Saga and Tux Matt. These two games as well as the attitude of the students to use them in the classroom became the object of analysis in tanged use of games as educational tools. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Games | en |
dc.subject | Pedagogic games | en |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Digital games | en |
dc.subject | Ambiente digital | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Basic education | en |
dc.subject | Pedagogical capabilities | en |
dc.title | Jogos pedagógicos : o lado lúdico de aprender | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical games : the playful side of learning | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000982109 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)