Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Alessandra Pereirapt_BR
dc.contributor.authorHerbe, Sibele Becharapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-16T02:05:38Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133846pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa busca averiguar se as mídias são utilizadas na etapa de alfabetização, bem como descobrir quais e de que forma. Os objetivos do presente trabalho são investigar quais mídias são utilizadas e de que forma são usadas no processo de alfabetização e analisar recorrências e singularidades nas práticas pedagógicas das professoras no que se refere à utilização das mídias em turmas de alfabetização. Como referencial teórico foram utilizados estudos das áreas de mídias, educação e alfabetização. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, com traços quantitativos, do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário, enviado por email para professoras de alfabetização de três escolas da rede municipal de ensino de Sapucaia do Sul. A partir das análises, foi possível evidenciar que as mídias são utilizadas na etapa de alfabetização e auxiliam neste processo desde que estejam de acordo com o planejamento do professor e sejam utilizadas de forma contextualizada. Percebeu-se ainda algumas regularidades e singularidades nas práticas pedagógicas das professoras participantes desta pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThis research seeks to find out if the media is used in the phase of alphabetization, as well as to discover which of them and in which way. The objectives of this present paper are: investigate which media are used and in which way they are used in the alphabetization and analyze recurrences and singularities in the pedagogical practices used by the teachers regarding the utilization of this media in alphabetization groups. As a theoretical reference, studies in the media area, education and alphabetization were used. This research follows the qualitative character, with quantitative traces, and is a case study. For the data collection a questionnaire was used, sent by email to the alphabetization teachers of three municipal schools located in Sapucaia do Sul. From these analyses, it was possible to prove that this media is used in this step of alphabetization and they help in the process since they are in accordance with the teacher’s planning and that they are used in a contextualized way. Regularities and singularities were observed in the pedagogical practices of the participating teachers in this research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectAlphabetizationen
dc.subjectMediaen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.titleMídias utilizadas no processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.title.alternativeMedia used in the alphabetization process en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982341pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples