Repositório Digital

A- A A+

O uso de mídias por professores : um estudo em uma escola da rede municipal de Porto Alegre

.

O uso de mídias por professores : um estudo em uma escola da rede municipal de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso de mídias por professores : um estudo em uma escola da rede municipal de Porto Alegre
Outro título The media use of teachers : a study on a network municipal scholl of Porto Alegre
Autor Mello, Mirele Pinheiro de
Orientador Machado, Leticia Rocha
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Mídia digital
Porto Alegre (RS)
Prática pedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Uso
[en] Digital media
[en] Pedagogical practices
[en] Teaching
Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar um mapeamento do uso das mídias por professores de uma escola municipal de Porto Alegre. As diversas mídias, que historicamente sofreram transformações, estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. As tecnologias sejam elas impressas, eletrônicas ou digitais, entraram no contexto educacional, exigindo dos professores a apropriação das linguagens de comunicação e a incorporação dessas em seus projetos. A pesquisa se caracterizou como quali-quantitativa, no qual os dados quantitativos serviram de base para a análise, e os qualitativos para o aprofundamento das respostas a questão pesquisada, a fim de compreender o uso e a importância das mídias em sala de aula. Os sujeitos pesquisados são 20 professores de diferentes etapas/idades do ensino fundamental. Para coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas para posterior análise e interpretação das respostas. Os dados apontaram o uso de muitas mídias em sala de aula, apesar de ainda haver uma resistência no seu uso. Os professores, inseridos em um mundo cada vez mais midiático, onde o avanço das tecnologias da informação e comunicação desafia e entra na sala de aula, através das mídias mais simples como o livro e o rádio, até as mais complexas como o computador e o smartphone, precisam fazer uma reflexão. Assim, os atores envolvidos na Educação, sendo eles alunos, professores, famílias e mantenedora, podem procurar construir uma rede de conhecimentos que favoreça a democratização das mídias, para com isso criar uma sociedade mais justa.
Abstract This paper aims to map the use of media by teachers of a public school of Porto Alegre. The various media, which historically have been transformed, are increasingly present in people's daily lives. The technology, whether printed, electronic or digital, entered the educational context, requiring teachers to ownership of communication languages and incorporating these in their designs. The research is characterized as qualitative and quantitative. Quantitative data were the basis for the analysis. Qualitative for deepening answers the question investigated in order to understand the use and importance of media in the classroom. The research subjects are 20 teachers from different stages / ages of elementary school. For data collection was used a questionnaire with open and closed questions for further analysis and interpretation of the answers. The data showed the use of many media in the classroom, although there is still a resistance in its use. Teachers, inserted in an increasingly media world, where the advancement of information and communication technologies challenge and enter the classroom, through the most simple media like the book and the radio, even the most complex as the computer and the smartphone, need to reflect. Thus, the actors involved in education, and they students, teachers, families and sponsor may seek to build a network of knowledge that favors the democratization of the media, to thereby create a more just society.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133847
Arquivos Descrição Formato
000982058.pdf (489.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.