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A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil

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A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil

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Título A contribuição do sistema de comunicação alternativa para letramento de pessoas com autismo - scala na construção da linguagem de alunos com espectro autista na educação infantil
Autor Dorneles, Tatiana Vieira
Orientador Rodrigues, Graciela Fagundes
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Comunicação não verbal
Educação infantil
Transtorno do espectro autista
[en] Autism spectrum disorder
[en] Childhood education
[en] Gestural communication
Resumo A comunicação humana é de extrema importância para que ocorra um processo de interação social. É através dela que os sujeitos podem estabelecer trocas que resultam em aprendizagens, conseguem manifestar necessidades e vontades e assim participar ativamente da sociedade. Espaço no qual está inserido, realizando trocas recíprocas que propiciam a aquisição do conhecimento historicamente construído. Esta pesquisa teve como foco principal investigar de que forma o Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de Pessoas com Autismo - SCALA, promove o desenvolvimento da comunicação em crianças de 4 e 5 anos de idade, com indícios de Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na Educação Infantil, com ênfase para os gestos que propiciem intencionalidade. A pesquisa desenvolveu-se mediante o método do estudo de caso com dois sujeitos com TEA, não oralizados. O referencial teórico contou com as contribuições da teoria sócio-histórica, com conceitos de Vygotsky para comunicação e linguagem, Passerino e Bez com constructos teóricos sobre o sistema SCALA. Os resultados do trabalho, indicam que o software promoveu e ampliou gestos, contribuiu com a expressão do olhar, sorriso e o apontar, etc., utilizado como forma de mediação e apoio ao trabalho pedagógico. Considerando os sujeitos da pesquisa como agentes intencionais, participando ativamente nas interações, ancorados pelo uso de materiais concretos que levaram à ligação entre o representacional e o simbólico, o SCALA conduziu o trabalho a diferentes momentos, nos quais os sujeitos participaram interagindo com objeto de aprendizagem e assim aprendendo.
Abstract Human communication is extreme important for social interaction process happen. It is through it that persons can establish exchanges that result in learning, they can express needs and wills, and thus actively participate in society. And in their environment, do a reciprocal exchanges that promote an acquisition of knowledge historically built. This research was mainly focused in investigate how the Alternative Communication System for Literacy of Persons with Autism - SCALA, promotes communication development in children 4 and 5 years old, with Autism Spectrum Disorder(ASD), and registered at kindergarten; with emphasis on gestures that provide intentionality. The survey was based on the case study method with two subjects with ASD and doesn't speak. The theoretical reference included the contributions of sociohistorical theory with Vygotsky concepts for communication and language, and with Passerino Bez theoretical constructs about the SCALA system. The work results indicate that the software promoted and expanded their gestures, contributed to the eyes expression, smile and ability to point, etc., used as a means of mediation and support to the pedagogical work. Considering the subjects as intentional agents, actively participating in interactions, based by the use of concrete materials that led to connection between the representational and the symbolic, the SCALA conducted a work at different times, in which the subjects participated interacting with learning object consequently learning.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133852
Arquivos Descrição Formato
000982498.pdf (619.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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