Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Josi Rosa dept_BR
dc.contributor.authorDias, Simone Andréia da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-16T02:05:49Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133857pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tencionou buscar subsídios práticos e teóricos acerca do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs no contexto educacional da Rede Municipal de Ensino - RME de Arroio do Sal, com foco específico no fazer pedagógico dos professores dos anos finais do ensino fundamental. Através de estudos preliminares construiu-se o referencial teórico abordando a evolução no fazer pedagógico do professor, partindo-se das principais teorias da aprendizagem que foram ao longo dos tempos influenciando as práticas docentes. Ainda no referencial teórico procedeu-se uma reflexão sobre a formação dos professores, tanto a inicial quanto a continuada e a inclusão das TICs no currículo destes cursos, como também procurou-se enfatizar o potencial educacional das TICs enquanto recurso pedagógico e analisar os sujeitos envolvidos: educadores e educandos, suas potencialidades e dificuldades. Posteriormente foi realizada uma pesquisa de campo exploratória, onde buscou-se dados quantitativos e qualitativos, através de um formulário de diagnóstico das tecnologias disponíveis na escola dirigido aos gestores das escolas envolvidas, um questionário online aos professores de anos finais do ensino fundamental por meio do site Survey Monkey e ainda realizou-se visitas às escolas e à Secretaria Municipal de Educação, afim de elucidar dúvidas, conhecer a infraestrutura escolar e colher dados gerais da RME. Os instrumentos utilizados apresentaram dados como: as mídias oferecidas pelas escolas, as mais utilizadas pelos professores de anos finais do ensino fundamental no seu fazer pedagógico, as maiores dificuldades e/ou entraves do uso e da inserção das mídias na educação do município de Arroio do Sal e os benefícios e possibilidades trazidos pelo uso dessas tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph intent to seek practical and theoretical support on the use of Information and Communication Technologies - ICTs in the educational context of the Municipal Education Network - RME Arroio do Sal, with specific focus on pedagogical practice of teachers in the final years of elementary school. By preliminary studies the theoretical framework was built up addressing developments in pedagogical practice of the teacher, starting from the main learning theories that have over time influencing teaching practices. Still in the theoretical framework, it proceeded to reflect on teacher training, both initial and continued and the inclusion of ICT in the curriculum of these courses, and also sought to emphasize the educational potential of ICT as a teaching resource and analyze the subjects involved: teachers and students, their strengths and difficulties. An exploratory field research was conducted later, which sought quantitative and qualitative data, via a diagnostic form of technology available at the school to the managers of the schools involved, an online questionnaire to the final years of elementary school teachers through website Survey Monkey and also held visits to schools and the Municipal Department of Education in order to clarify doubts, get to know the school infrastructure and gather general information about the RME. The instruments used provided data such as: the media offered by schools, the most used by the final years of elementary school teachers in their pedagogical practice, the greatest difficulties and/or obstacles of the use and integration of media in an educational matter in Arroio do Sal and the benefits and opportunities brought by the use of these technologies to the process of teaching and learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectProcess of teaching and learningen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical practice of the teacheren
dc.subjectArroio do Sal (RS)pt_BR
dc.titleO uso das novas tecnologias da informação e comunicação na prática educativa : um olhar sobre os anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Arroio do Salpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982345pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples