Repositório Digital

A- A A+

Jogos digitais no processo de alfabetização matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : uma revisão a partir das pesquisas científicas brasileiras

.

Jogos digitais no processo de alfabetização matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : uma revisão a partir das pesquisas científicas brasileiras

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Jogos digitais no processo de alfabetização matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : uma revisão a partir das pesquisas científicas brasileiras
Autor Scheffer, Natacha
Orientador Geller, Marlise
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Jogo eletrônico
Matemática
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Digital games
[en] Educational technology
[en] Mathematical literacy
Resumo O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais contribuições dos jogos digitais para os processos de ensino e aprendizagem da matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A questão mobilizadora do estudo centrou-se em buscar na literatura existente quais as contribuições que os pesquisadores no campo têm apontado para o uso de jogos na aprendizagem da matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para dar conta deste propósito foi realizado um levantamento das pesquisas existentes e sua análise. Um dos resultados evidenciados no processo de coleta das produções refere-se ao fato de este campo ainda se encontra em consolidação. O segundo aspecto que emerge das análises diz respeito à necessidade de uma formação específica que qualifique o educador alfabetizador para o trabalho em práticas de alfabetização matemática a partir do uso de jogos digitais.
Abstract This study aims to present the main contributions of mathematical games for the processes of teaching and learning mathematics in early childhood education and early years of elementary school. The driving issue of the study focused on search in literature which the contributions that researchers in the field have pointed to the use of games in learning mathematics in the early years. To account for this purpose was a survey of existing research and analysis. One of the results shown in the collection of the production process refers to the fact that this field is still in consolidation. The second aspect that emerges from the analysis concerns the need for specific training that qualifies literacy educator to work in mathematics literacy practices from the use of digital games.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133864
Arquivos Descrição Formato
000982071.pdf (479.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.