Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSabrito, Carlos Eduardo dos Santospt_BR
dc.contributor.authorBueno, Priscila da Silva Guillouxpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-16T02:06:00Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133867pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo analisar as representações sociais dos educadores sobre a escola, a partir de uma análise semiológica de fotografias. A pesquisa foi realizada em quatro escolas: duas na região metropolitana de Porto Alegre, no município de Gravataí e Cachoeirinha , e duas localizadas no Litoral Norte do RS, no município do Imbé e Tramandaí. A análise de mídia foi feita com o auxílio de máquinas fotográficas e celulares com câmera, sendo que cada educador registrou sua concepção de escola através de uma fotografia. O referencial teórico fundamentou-se na concepção do nascimento da escola, passando pelo surgimento da escola pública, chegando à escola atual, utilização de mídias na educação, além da uma retomada acerca da concepção das representações sociais. A pesquisa adotou uma abordagem de cunho qualitativo, do tipo exploratório-descritivo-interpretativa, tomando como base a metodologia de Análise de Imagens Paradas (BAUER e GASKELL, 2002). A análise dos dados possibilitou a organização de duas categorias emergentes: 1) Multiplicidade de saberes – agregando valores, 2) Escola – ludicidade, fruição e formação. Para a discussão dos resultados foi feita uma análise das representações sociais de escola a partir do olhar dos educadores, contrastando com os teóricos da educação.pt_BR
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the teachers’ social representations about the school, from a semiological analysis of pictures. The research was realized in four schools: two of them in the Metropolitan Region of Porto Alegre, in Gravataí e Cachoeirinha towns, and more two localized in the north shore from RS, Imbé and Tramandaí towns. The analysis of media was made by photograph machines and cellphones with camera, been that every teacher had registered his own conception of school through a picture. The theoretical reference had fundament on conception of school’s birth, passing by the coming of public school, until now, with Medias in education, also the back around the conception of social representations. This research had adopted an approach of stamp qualitative, kind exploratory-descriptive-interpretative, taking as base the methodology of analysis of stopped pictures (Bauer e Gaskell, 2002). Analysis of this dates had possibility the organization of two emergent categories: 1) Multiplicity of knowledge- in addiction of values; 2) School- playfulness, fruition and formation. To discuss the results was made an analysis of the social representations of school by the educators’ look, contrasting with the theoretical of education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectSemiologiapt_BR
dc.subjectSemiological analysisen
dc.titleAs representações sociais dos professores do Ensino Fundamental acerca da escola – uma análise semiológica a partir de fotografiaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982083pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localBalneário Pinhal, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples