Repositório Digital

A- A A+

A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica

.

A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica
Outro título The construction of the competence of autonomy through the production of videos as teaching practice
Autor Kasper, Rafael
Orientador Schneider, Daisy
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aluno
Autonomia
Produção
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Vídeo
[en] Autonomy
[en] Competence
[en] Project CBB WebTV
[en] Vídeo production
Resumo Esta monografia visou a verificação da contribuição da produção de vídeos no espaço escolar experimentada no projeto CBB WebTV em Campo Bom–RS para a construção da competência da autonomia pelos alunos participantes. O objetivo é analisar a maneira como os estudantes desenvolvem sua autonomia enquanto se deparam com situações- problemas e de verificar os conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos estudantes enquanto participantes do projeto. A fundamentação teórica encontra-se nas obras de Philippe Perrenoud, Patrícia Behar e Daisy Schneider quanto aos aspectos educacionais e ao conceito de competência e Jean Piaget acerca do desenvolvimento da autonomia. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo de estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram formulários eletrônicos. Como resultado a monografia demonstrou que a produção de vídeos pelos alunos contribuiu para que construíssem a competência da autonomia. Através dessa prática os estudantes tiveram que lidar com situações-problema e na interação com o objeto e com seus pares aperfeiçoaram os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), os quais são elementos das competências, que os levaram a desenvolver a autonomia.
Abstract This monograph aimed at verifying the contribution of video production at school experienced in the CBB WebTV project Campo Bom-RS to build the competence of the autonomy by participating students. The aim is to analyze how students develop their autonomy while faced with problems-situations and verifying the knowledge, skills and attitudes developed by students as project participants. The theoretical foundation is in the works of Philippe Perrenoud, Patricia Behar and Daisy Schneider about the educational aspects and the concept of competence and Jean Piaget on the development of autonomy. The methodology was qualitative research on the type of case study. The instruments used were electronic forms. As a result the monograph has shown that the production of videos by students contributed to develop the competence of autonomy. Through this practice the students had to deal with problem situations and interaction with the object and with their peers improved the knowledge, skills and attitudes (KSA), which are elements of competences, which led to develop autonomy.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133869
Arquivos Descrição Formato
000982086.pdf (490.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.