Repositório Digital

A- A A+

Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda

.

Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda
Outro título Considerations on the computer as deaf child teaching tool
Autor Silva, Tamara Nunes da
Orientador Oliveira, Josi Rosa de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Computador
Criança
Surdo
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Computer
[en] Deaf
[en] Deaf culture
Resumo O presente trabalho apresenta um estudo de campo realizado na região do Litoral Norte, do Estado do Rio Grande do Sul voltado para o conhecimento do uso do computador no processo de ensino da criança surda, bem como, compreender a educação de surdos numa escola estadual com classe especial para surdos. Para a obtenção de dados utilizou –se de pesquisa de campo, questionários, além de bibliografias pertinentes ao tema. Com a utilização destes instrumentos de pesquisa, foi possível observar um pouco da vida escolar, como também a cultura das crianças surdas observadas, possibilitando assim uma análise que resulta numa reflexão sobre como as escolas incluem o computador para o ensino de surdos e se respeitam e estimulam a língua de sinais. Percebeu-se também como os pais enxergam o ensino oferecido para o filho e quais as evoluções que conseguem ter nesta escola de ensino e currículo voltado para surdos neste trabalho.
Abstract This paper presents a field study conducted in the North Coast region of Rio Grande do Sul State facing the knowledge of computer use in the deaf child's educational process , as well as understand the education of the deaf in a state school with special class for the deaf. To obtain data used -If field research , questionnaires , and relevant to the subject bibliographies . Using these research tools , we observed a bit of school life , but also the culture of deaf children observed , thus enabling an analysis that results in a reflection on how schools include computer for deaf education and respect and encourage sign language . It is also noticed how they see parents teaching offered to the child and what changes they can have in this college and curriculum geared toward deaf in this work.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133872
Arquivos Descrição Formato
000982390.pdf (556.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.