Repositório Digital

A- A A+

Inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica

.

Inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
Outro título Integration of information technology and communication in educational practice
Autor Rossi, Neiva Lourdes de
Orientador Amaral, Érico Marcelo Hoff do
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Prática pedagógica
Professor
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Education
[en] Learning
[en] Media
Resumo Reconhecendo que as mudanças tecnológicas estão interferindo nas relações, na forma de receber e tratar as informações e também no modo das pessoas se comunicarem e interagirem no e com o mundo, faz-se necessário analisar como os professores estão recebendo e trabalhando com essas mudanças no seu fazer pedagógico. O objetivo maior deste estudo é conhecer e compreender como as TIC estão sendo exploradas pelos professores como ferramenta no processo de ensino aprendizagem, buscando conhecer os recursos materiais e de pessoal investidos na educação tecnológica, bem como pesquisar e relatar ações pedagógicas explorando as Tecnologias de Informação e Comunicação em algumas escolas municipais da zona norte Caxias do Sul. O trabalho tem como base a pesquisa qualitativa aplicada aos professores e gestores de 03 escolas de porte grande e médio da cidade serrana, bem como a análise de registros das aulas no LIE, leitura da proposta pedagógica e regimento escolar observando as diretrizes de cada unidade escolar no que diz respeito a incorporação das TIC na prática pedagógica. Os dados obtidos na pesquisa servem de base para uma reflexão sobre o papel do professor e a importância da inserção das TIC nas propostas pedagógicas compreendendo-as como suporte para aulas mais dinâmicas e participativas, sendo imprescindível a qualificação de todos os envolvidos no processo de ensino.
Abstract Recognizing that technological changes are interfering in relations in the form of receiving and processing information and also in people communicate and interact in and with the world order, it is necessary to examine how teachers are receiving and working with these changes in their pedagogical practice. The main objective of this study is to know and understand how ICTs are being exploited by teachers as a tool in the teaching learning, getting to know the materials and personnel resources invested in technological education, as well as researching and reporting educational activities exploring the Information Technology and communication in some municipal schools in the northern part of Caxias do Sul. The work is based on qualitative research applied to teachers and managers of 03 large and medium-sized schools in the mountainous city and analysis of records and educational and legal documents of the schools involved. The data obtained in the research are the basis for a reflection on the role of the teacher and the importance of integrating ICT in educational proposals comprising them as support for classes more dynamic and participatory, it is imperative to qualification of all those involved in the teaching process.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133874
Arquivos Descrição Formato
000982072.pdf (4.878Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.