Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTijiboy, Ana Vilmapt_BR
dc.contributor.authorVargas, Patrícia Lopes dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-16T02:06:14Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133879pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho pretendeu conhecer a formação continuada sobre tecnologia educacional oferecida pela Rede Municipal de Ensino de Farroupilha/RS, a partir da percepção dos professores participantes, no que diz respeito à: contribuição da formação recebida no seu trabalho docente, a formatação do curso em termos de conteúdo, carga horária, frequência dos encontros, interesse em continuar recebendo esta formação. Além disso, aproveitou-se para averiguar a fluência tecnológica desses professores, como a adquiriram, a utilização desse conhecimento tanto na vida cotidiana quanto no trabalho escolar. A metodologia foi de natureza quanti-qualitativa do tipo descritiva. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, que combinou perguntas de múltipla escola e abertas. Os entrevistados foram 253 professores da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha, que participam da formação continuada no Núcleo de Apoio Tecnológico. Através da pesquisa de campo foi possível conhecer: o perfil dos docentes que participam de tal formação, sua fluência tecnológica, a percepção destes sujeitos quanto à contribuição da formação continuada nas suas práticas docentes e sugestões para a melhoria e reformulação de futuras experiências de capacitação continuada. Observou-se que os professores estão inserindo as tecnologias em seus planejamentos pedagógicos e desejam que a formação seja mais voltada para cada ano ou área de atuação. Além disso, sugeriram que o curso continue sendo organizado por área de conhecimento, porém, levando em conta os diferentes níveis de domínio tecnológico dos docentes, para que seja mais produtivo. O resultado desta monografia foi compartilhado com a Secretaria de Educação do Município, que manifestou interesse em avaliar as sugestões e percepções dos sujeitos de pesquisa, para a reformulação das próximas edições de cursos de formação continuada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectFarroupilha (RS)pt_BR
dc.titleFormação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982074pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples