Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHahn, Raquel Useviciuspt_BR
dc.contributor.authorLoeser, Shirlei Wagnerpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-16T02:06:18Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133883pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo investigar a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa, quanto ao trabalho com os gêneros textuais digitais e os recursos tecnológicos. Parte de uma conceituação de letramento, para apresentar a concepção atual de multiletramentos, abordada por Rojo. Apresenta uma visão geral sobre os gêneros textuais, formulada por Bakhtin, e especifica os gêneros textuais digitais emergentes, com base em Marcuschi. Trata da relação atual entre as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a escola, bem como da necessidade de uma prática pedagógica eficiente, que use os recursos tecnológicos, a fim de desenvolver competências pertinentes aos alunos de hoje. A pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa apresenta dados importantes para uma reflexão acerca da prática pedagógica que deve visar os multiletramentos e o trabalho com os gêneros textuais digitais e as TICs.pt_BR
dc.description.abstractThis work has as objective search into the pedagogical practice by Portuguese teachers, in terms of their work with digital textual genres and technological resources. It starts by a concept of literacy, to present the current view of multiliteracies, approached by Rojo. It presents an overview about textual genres, formulated by Bakhtin, and specifies the emerging digital textual genres, based on Marcuschi. It is about the current relationship between information and communication technologies (TICs) and the school, as well as the necessity of an efficient pedagogical practice using technological resources in order to develop relevant abilities to today’s students. The research made with Portuguese teachers presents important data to reflect about the pedagogical practice that should aim the multiliteracies and the work with the digital textual genres and the TICs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMultiliteracyen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectDigital textual genresen
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectTechnologiesen
dc.subjectAmbiente digitalpt_BR
dc.titleGêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982339pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples