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Jogos digitais na educação matemática

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Jogos digitais na educação matemática

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Título Jogos digitais na educação matemática
Outro título Digital games in mathematics education
Autor Vergütz, Lucinéia
Orientador Mussoi, Eunice Maria
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Jogo eletrônico
Matemática
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Digital games
[en] Mathematics education
[en] Process of teaching and learning
Resumo Este estudo tem como objetivo verificar se o uso de jogos digitais auxilia no desenvolvimento e aprendizagem da matemática, podendo ser úteis na formação do ser humano, ajudando o aluno a compreender os conteúdos trabalhados em sala de aula, exercitando assim, o raciocínio lógico e mental. A pesquisa contou com fundamentação teórica acerca do que autores escreveram sobre os jogos digitais e educação matemática. Em seguida, estudou-se e descreveu-se sobre alguns trabalhos de pesquisa desenvolvidos nessa linha de pensamento. Na parte prática desse estudo, foi realizada a aplicação de um jogo digital denominado Tabuada do Dino, disponível em http://www.atividadesdematematica.com/jogar-jogos-de-matematica/jogo-tabuada-do-dino, para uma turma do 6° Ano do Ensino Fundamental. Durante esta aplicação, observou um interesse e logo um resultado positivo quanto ao recurso em foco. Sob esta ótica, é importante destacar a conexão entre os diversos modos de encarar o jogo, compreendendo de maneira mais ampla e interdisciplinar, o seu papel no ensino das noções da matemática assim, alargando as competências matemáticas dos educandos. Portanto, para ocorrer o ensino e aprendizagem na matemática, o professor precisa saber explorar as discussões e dúvidas que surgem nas diversas situações do jogo, tornando o jogo um processo de socialização que prepara o aluno para assumir seu lugar na sociedade, como sujeito autônomo e cidadão. Sendo utilizado como instrumento de medida para a validação do jogo digital um pré-teste e um pós-teste contendo questões sobre multiplicação de números naturais.
Abstract This study aims to determine whether the use of digital games helps in the development and learning of mathematics and may be useful in the formation of the human being, helping students to understand the contents worked in class, thus exercising, logical reasoning and mental . The research was theoretical foundation of what authors have written about digital games and math education. Then he studied and described on some research work carried out in this line of thought. In practical part of this study, it was conducted applying a digital game called Tabuada Dino, available in http://www.atividadesdematematica.com/jogar-jogos-de-matematica/jogo-tabuada-do-dino to a class the 6th year of elementary school. During this application, noted an interest and soon a positive result as to focus on feature. From this perspective, it is important to highlight the connection between different ways of looking at the game, understanding of broader, interdisciplinary way, their role in the teaching of math concepts thus extending the mathematical skills of students. So, to take place teaching and learning in mathematics, the teacher must know how to exploit the discussions and doubts that arise in various situations of the game, making the game a socialization process that prepares students to take their place in society, as an autonomous subject and citizen. Being used as a measuring tool for the validation of digital play a pre-test and post-test with questions about multiplication of natural numbers.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133886
Arquivos Descrição Formato
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