Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchneider, Daisypt_BR
dc.contributor.authorRamos, Lisiane Acostapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-17T02:05:07Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133888pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem por objetivo descrever como estão organizados os blogs para a aprendizagem de temas das áreas de Ciências Naturais e Biológicas nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Para isso, analisou-se a estrutura de blogs ativos e atualizados que abordassem essas temáticas, como também se buscou conhecer o perfil de seus educadores-autores. Os principais autores que fundamentam este estudo são: Osborne e Hennessy (2003), Chassot (2003), Martinho e Pombo (2009) na contextualização; Halmann (2011), Alvarado-Prada et al. (2010) e Freitas e Villani (2002) para a formação de professores em Ciências e TIC; Moresco e Behar (2006), Bévort e Belloni (2009) quanto ao uso de blog nas áreas em questão; e Halmann (2011) e Oliveira (2011) para autoria em blogs, além das orientações dos PCNs das áreas. A avaliação desses espaços virtuais ocorreu da seguinte forma: observação direta de 50 blogs que abordam temas das áreas de estudo; identificação de seus elementos por um roteiro sobre autoria e estrutura; aplicação de questionários com os educadores-autores; e, posteriormente, avaliação quali-quantitativa sobre conteúdo, usabilidade e didática daqueles blogs cujos autores responderam ao questionário. Os dados obtidos com o roteiro e com os questionários foram apresentados e analisados sob a forma de número absoluto, percentual de ocorrência, ou sob a forma de gráfico de barras, acompanhados de sua interpretação e relação com a teoria. Verificou-se que estes espaços virtuais apresentam, principalmente, textos e links para textos, ilustrações, vídeos e links para vídeos. A maioria dos autores é pós-graduada e tem mais de cinco anos no magistério, contudo, possuem pouca capacitação para o uso das TIC. Seus blogs destacam-se pelo qualificado e atualizado conteúdo. Porém, no período analisado, demonstraram ser de difícil navegação e didaticamente fazem pouco uso de animações e simulações. Concluiu-se que os blogs são subexplorados pelos educadores-autores das áreas das Ciências Naturais e da Biologia, tornando este um campo fértil para estudos futuros, sejam de aprofundamento da temática, sejam de comparação com a aplicação em outras disciplinas.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to describe how blogs are organized for the learning process in Natural and Biological Sciences in the final years of elementary school and in high school. The structure of active and updated blogs that mentioned these subjects was analysed and we also tried to know the profile of their teachers-authors. This work is based on some main authors such as: Osborne and Hennessy (2003), Chassot (2003), Martinho and Pombo (2009) for the contextualization; Halmann (2011), Alvarado-Prada et al. (2010) and Freitas and Villani (2002) for the teaching training in Sciences and ICT; Moresco and Behar (2006), Bévort and Belloni (2009) for the use of blogs in the mentioned areas; and Halmann (2011) and Oliveira (2011) for authorship in blogs, and the guidelines of curriculum Standards of the named areas. The evaluation of these virtual spaces was done as follows: direct observation of 50 blogs that deal with Natural and Biological Sciences areas; identification of the elements following a script about authorship and structure; questionnaires to teacher-authors; and, after that, a qualitative-quantitative evaluation of the material, the usability and didactis of the blogs whose authors have answered the questionnaire. The information taken from the script and the questionnaires was presented, as absolute numbers, percentage of occurrence, or as graphic bars and also its interpretation and relation with the theory. It was verified that these spaces mainly present texts and links for texts, illustrations, videos and links for videos. The majority of the authors have post graduate degrees with more than five years experience in teaching, although with little training in using ICT. Their blogs are highlighted for the qualified and updated content. But, during the analysed period, theses spaces still showed to be difficult to use and didactically they use few animations and simulations. In conclusion, the blogs are under exploited for teacher-authors from Natural and Biological Sciences areas, making this field fertile for future studies, or to go deeper in the theme, or to compare with other disciplines.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectNatural sciences and biology themesen
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectAuthorshipen
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleO educador-autor e o uso de blog para a aprendizagem de temas de Ciências Naturais e Biológicas nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeThe teacher-author and the use of blogs for the learning process in natural and biological sciences areas in the final years of elementary school and in high school en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000981776pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples