Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBoucinha, Rafael Marimonpt_BR
dc.contributor.authorSchmidt, Márcia Regina Reispt_BR
dc.date.accessioned2016-03-17T02:05:09Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133891pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo analisar o uso das tecnologias pelos docentes da EMEF Professora Rosane Amaral Dias, percebendo algumas dificuldades destes em relação à utilização das tecnologias na sala de aula, e como são muitos recursos midiáticos, existentes em nosso cotidiano para auxiliar o professor em sua prática pedagógica tornando sua aula mais criativa e inovadora, será necessário encontrar formas para que estas tecnologias sejam utilizadas. Os objetivos específicos se desdobram em identificar o perfil e a capacitação dos docentes; analisar a estrutura física e recursos tecnológicos da escola; constatar de que forma é utilizado o laboratório de informática e as tecnologias digitais na escola, pelos docentes e alunos; analisar as principais dificuldades encontradas pelos docentes diante do uso das novas tecnologias na sala de aula. Os principais autores que fundamentaram esta pesquisa foram: Almeida, Gouvêia, Gregio, Moran e Valente. O tipo de pesquisa é qualitativa descritiva e foi realizada através de um questionário que foi aplicado aos professores da escola, buscando conhecer a realidades de cada um perante as novas tecnologias. Os resultados da pesquisa foram positivos, pois o agendamento e a procura para utilizar o laboratório de informática aumentaram em comparação aos meses anteriores após todo o procedimento aplicado.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the use of technology by teachers of EMEF Professor Rosane Amaral Dias, noticing some of these difficulties regarding the use of technology in the classroom, and how many are media resources that exist in our daily lives to help the teacher in their practice making its most creative and innovative lessons, you will need to find ways so that these technologies are used. The specific objectives unfold in identifying the profile and training of teachers; analyze the physical structure and school technology resources; observe how you use the computer lab and digital technologies in school, by teachers and students; analyze the main difficulties encountered by teachers on the use of new technologies in the classroom. The main authors that supported this research were: Almeida, Gouveia, Gregio, Moran and Valente. The type of research is qualitative descriptive and was conducted through a questionnaire that was applied to school teachers, getting to know the realities of each towards new technologies. The survey results were positive, as the schedule and the demand to use the computer lab increased compared to previous months after all the applied procedure.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTechnologiesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectComputer laben
dc.subjectLaboratório de informáticapt_BR
dc.titlePerspectivas e desafios dos docentes da E.M.E.F. Professora Rosane Amaral Dias, frente às TICspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000981804pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples