Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMorais, Carlos Tadeu Queiroz dept_BR
dc.contributor.authorSerrano, Kátia Estigarribiapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-17T02:05:12Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133893pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como proposta analisar o uso do Vídeo (documentário) como recurso pedagógico nas aulas de História. Tem como principal objetivo atingir uma melhor compreensão do aluno sobre o contexto histórico, despertando o interesse e o senso crítico utilizando as Mídias e as Tecnologias da Informação e Comunicação. A utilização deste recurso é parte da prática pedagógica aplicada em sala de aula. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa para obter o levantamento desses dados, onde foi levada em consideração a opinião dos alunos e professores sobre o uso do vídeo nas aulas de História. Com esse levantamento de dados percebeu-se que os professores utilizam o vídeo como recurso pedagógico, como mediadores do processo de ensino aprendizagem, e os alunos, concluíram que o uso do documentário nas aulas de História, é um recurso muito positivo, pois auxilia para um melhor entendimento do que foi estudado na aula sobre um contexto histórico, facilitando a escrita e oralidade nas aulas de História.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the use of video (documentary) as an educational resource in history classes. Its main objective is to achieve a better understanding of the student about the historical context, arousing interest and critical thinking using the Media and Information and Communication Technologies. Use of this feature is part of the pedagogical practice applied in the classroom. In this regard, a survey was conducted to obtain the lifting of such data, which was taken into consideration the views of students and teachers on the use of video in history classes. With this data collection was realized that teachers use the video as an educational resource, as mediators of the teaching-learning process, and students, concluded that the use of the documentary in history classes, is a very positive feature because it helps to a better understanding of what was studied in class on a historical context, facilitating written and oral communication in history classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVideo-documentary-mediaen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectInformation and communication technologies (ICTs)en
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectTeaching learning process and historyen
dc.subjectFilme documentáriopt_BR
dc.titleO uso das mídias no ensino de História para os anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000981630pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples