Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTijiboy, Ana Vilmapt_BR
dc.contributor.authorBernhard, Jordana Larapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-17T02:05:16Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133895pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema o uso dos jogos eletrônicos, especificamente dos videogames, como auxiliar para a aprendizagem na disciplina de História. Deduz-se que o professor desconhece maneiras ou sente dificuldade em utilizar os games em sala de aula. Sendo assim, optou-se pela problemática de como utilizá-los para que o aluno compreenda conceitos e sujeitos históricos, sendo ele mesmo o sujeito crítico dos videogames temáticos. O trabalho se divide em seis capítulos com os seguintes eixos temáticos: a disciplina de História como aliada na compreensão do contexto histórico, a dissintonia entre a escola e os aprendentes, a caracterização dos jogos eletrônicos para computador – videogames e o estudo de caso que se realizou com duas turmas de escola pública. O primeiro capítulo aborda como os poderes públicos fazem referência ao estudo da História e como essa disciplina possui o caráter não só de conhecimento, mas de formar cidadãos críticos socialmente. O capítulo a dissintonia entre a escola e os aprendentes aponta como os alunos do século XXI possuem novas formas de aprendizagem e como poderemos conduzir a aprendizagem desses estudantes de forma satisfatória para ambos. O terceiro capítulo busca compreender como a sociedade foi transformada a partir da chegada de novas tecnologias que são capazes de nos interligarmos mesmo à distância e nos expõe diariamente as mais diversas notícias e conhecimentos a um clique. Por fim, a exposição da experiência com o uso de videogames como objeto de aprendizagem com alunos do sexto ano e oitavo ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se como forma de avaliação dessa experiência um questionário analisado através das respostas dissertativas e através de gráficos, as respostas objetivas. Nesse questionário os alunos responderam perguntas sobre o jogo que interagiram e como foi a experiência didática utilizando videogames como objeto de aprendizagem. As respostas mais significativas foram transcritas e analisadas. Apresentou-se também, os índices de aceitação dos alunos para a experiência.pt_BR
dc.description.abstractThe present work has the use of electronic games as a principal theme, principally the videogames, to learn History subject. The teacher doesn’t know manners or has difficult to use the games in the classroom. Thus, it chooses to the problem about how to use them that the student learns concepts and history subjects, himself the critic subject of thematic videogames. The work divides in six chapters with thematic axes: the History subject as ally in the comprehension of historic context, the “dissintonia” between the school and the students, the characterization of computer electronic games – videogames and the study of case that realize with two classes in the public school. The first chapter is about how the power public does reference to the History study and how this subject has the character to form critic socially citizens. The chapter the “dissintonia” between the school and the students shows how the XXI century students have new learned manners and how to lead the learning of these students for both. The third chapter composes how it can understand the society was transformer since the new technology that is capable to link us and show the more news and learning for a click. Lastly, the experience exposition uses of videogames as the learning object for sixth and eighth years to the Elementary School. The evaluation form of this experience was a questionnaire analyses dissertative answers and graphics, objective answers. In this questionnaire, the students answered questions about the game that interact and how was the didatic experience using videogames as learning object. The answers more significants were transcribed and analysed. It showed rates of acceptance of the students to the experience too.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectHistoryen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectJogo eletrônicopt_BR
dc.subjectVideogamesen
dc.subjectDigital nativesen
dc.subjectMedia in the educationen
dc.titleHistória e games : o uso dos jogos eletrônicos na disciplina de Históriapt_BR
dc.title.alternativeHistory and games : the use of electronic games in the history subjecten
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000981625pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples