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As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais

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As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais

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Título As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais
Outro título The potential of digital games to beginning grades
Autor Rodrigues, Maria Evelize Sangalli
Orientador Sabrito, Carlos Eduardo dos Santos
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Jogo eletrônico
Laboratório de informática
Séries iniciais
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Digital Games
[en] Learning
[en] School computer lab
Resumo Este trabalho de conclusão de curso tem como tema As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais e como objetivo geral analisar as contribuições dos jogos digitais para a aprendizagem escolar. Busca relacionar a importância dos jogos digitais no contexto do currículo, associando o lúdico como fator predominante no estímulo da aprendizagem do educando. Procura analisar a interação dos jogos digitais e o fazer pedagógico. A questão que norteia este trabalho é a seguinte: Como o brincar com jogos digitais contribui para a aprendizagem escolar do ponto de vista docente? Como método utiliza-se de pesquisas bibliográficas de fontes diversas. Para coleta de dados utiliza-se de questionários destinados aos professores das séries iniciais e dos Laboratórios de Informática Educacional da Escola Municipal Ilza Molina Martins. Como resultados destacam-se a importância e a utilização dos jogos digitais como instrumento enriquecedor do fazer pedagógico e do aprendizado do aluno, tornando-o mais crítico, autônomo e participativo.
Abstract This Final Course Assignment is based on the potential of the digital games applied to the initial grades of the elementary school and has the objective of analyzing the contribution of these games for learning at school. It has the aim to establish the importance of digital games in the school curriculum, associating the playful activity as a predominant factor on the student’s learning stimulation. It is aimed to analyze the interaction of digital games and the pedagogical level. The question that guided this work is the following: How can digital games contribute to the school learning from the point of view of a teacher? As a method it uses various bibliographical sources. The data were collected using a questionnaire applied to the elementary school teachers and the Educational Computing Lab of Ilza Molina Martins School. As a result it is emphasized the importance and the uses of the digital games as something extremely rewarding on the pedagogical level and to the students’ learning, giving them the opportunity to be more critical, independent and participative.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133896
Arquivos Descrição Formato
000981823.pdf (673.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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