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dc.contributor.advisorSabrito, Carlos Eduardo dos Santospt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Evelize Sangallipt_BR
dc.date.accessioned2016-03-17T02:05:16Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133896pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como tema As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais e como objetivo geral analisar as contribuições dos jogos digitais para a aprendizagem escolar. Busca relacionar a importância dos jogos digitais no contexto do currículo, associando o lúdico como fator predominante no estímulo da aprendizagem do educando. Procura analisar a interação dos jogos digitais e o fazer pedagógico. A questão que norteia este trabalho é a seguinte: Como o brincar com jogos digitais contribui para a aprendizagem escolar do ponto de vista docente? Como método utiliza-se de pesquisas bibliográficas de fontes diversas. Para coleta de dados utiliza-se de questionários destinados aos professores das séries iniciais e dos Laboratórios de Informática Educacional da Escola Municipal Ilza Molina Martins. Como resultados destacam-se a importância e a utilização dos jogos digitais como instrumento enriquecedor do fazer pedagógico e do aprendizado do aluno, tornando-o mais crítico, autônomo e participativo.pt_BR
dc.description.abstractThis Final Course Assignment is based on the potential of the digital games applied to the initial grades of the elementary school and has the objective of analyzing the contribution of these games for learning at school. It has the aim to establish the importance of digital games in the school curriculum, associating the playful activity as a predominant factor on the student’s learning stimulation. It is aimed to analyze the interaction of digital games and the pedagogical level. The question that guided this work is the following: How can digital games contribute to the school learning from the point of view of a teacher? As a method it uses various bibliographical sources. The data were collected using a questionnaire applied to the elementary school teachers and the Educational Computing Lab of Ilza Molina Martins School. As a result it is emphasized the importance and the uses of the digital games as something extremely rewarding on the pedagogical level and to the students’ learning, giving them the opportunity to be more critical, independent and participative.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectDigital Gamesen
dc.subjectSchool computer laben
dc.subjectJogo eletrônicopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectLaboratório de informáticapt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.titleAs potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciaispt_BR
dc.title.alternativeThe potential of digital games to beginning grades en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000981823pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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