Repositório Digital

A- A A+

As novas mídias como recursos pedagógicos e seus benefícios para o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental

.

As novas mídias como recursos pedagógicos e seus benefícios para o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As novas mídias como recursos pedagógicos e seus benefícios para o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental
Autor Machado, Luce Glai Marques
Orientador Oliveira, Josiane de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação continuada
Ensino fundamental
Língua portuguesa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Contextualized
[en] Learning
[en] Media
Resumo Apresente pesquisa baseia-se em subsídios teóricos e práticos a respeito do uso das Mídias no contexto educacional de uma escola estadual, localizada na cidade de Cidreira, Rio Grande do Sul. Com este trabalho procurou-se enfocar os benefícios e intervenções da utilização de Mídias no ensino de Língua Portuguesa. Através do referencial teórico foi proposta uma reflexão a respeito das práticas docentes, bem como uma abordagem sobre as transformações no contexto escolar produzidas pelo uso dos recursos de Mídias. Além da importância do papel de cada um no processo de mudança da educação com do estado, gestores, comunidade, professores e alunos. Foi realizada uma pesquisa de campo para a busca de dados, através de formulários a respeito da utilização de recursos de mídias ou tecnologias pelos professores de Língua Portuguesa e alunos dos anos finais do ensino fundamental. Os aspectos coletados com os instrumentos usados foram: quais são as mídias utilizadas, qual a frequência de uso destes recursos, como se dá o envolvimento de alunos e professores, qual a importância dada pelos professores de Língua Portuguesa no uso de mídias para o êxito das práticas pedagógicas. Destacou-se a necessidade de uma mudança na prática pedagógica com ênfase na formação continuada do professor do professor de Língua Portuguesa, haja visto que os professores ainda não realizam um trabalho contextualizado com uso de mídias e tecnologias.
Abstract The present research is based on theoretical and practical allowances regarding use of the Media in the context of educational State school in Cidreira, Rio Grande do Sul. With this work we tried to focus on the benefits and assistance in the use of media in teaching the English language. Through the theoretical framework was proposed a reflection about teaching practices, as well as an approach to the changes in the school context produced by the use of media resources. In addition to the importance of each one's role in the process of changing of education with the State, managers, community, teachers and students. Field research was carried out to search for data through forms regarding use of media resources or technologies by teachers and students of the final years of primary school. The collected points with the instruments used were: what are the media used .What is the frequency of use of these resources, how the involvement of students and teachers, which the importance given by Portuguese-speaking teachers in the use of media for the success of the pedagogical practices. . Highlighted the need for a change in pedagogical practice with emphasis on continuing education of teacher of Portuguese language teacher, teachers still do not perform work set against use of media and technology.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133897
Arquivos Descrição Formato
000981782.pdf (316.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.