Repositório Digital

A- A A+

Tecnologias na educação infantil

.

Tecnologias na educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tecnologias na educação infantil
Autor Amaro, Maria Magdalena Schommer
Orientador Hahn, Raquel Usevicius
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação infantil
Letramento
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Early childhood education
[en] Literacy
[en] Technologies
Resumo O principal objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância do uso dos recursos tecnológicos na educação infantil, bem como as possíveis consequências no acréscimo de aprendizagens na linguagem oral e escrita. O estudo foi realizado pela metodologia de pesquisa qualitativa que descreve as práticas de forma comparativa, uso e não uso das tecnologias, com a turma do Jardim de crianças com quatro anos de idade. Os referenciais teóricos contribuíram e acompanharam o trabalho que permitiu compreender melhor a função da educação infantil e suas contribuições para a sociedade de hoje. O “Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil”(1998) é importante bibliografia que acompanhou e auxiliou a minha monografia na realização das práticas na educação infantil. Nos dias atuais uma ação docente comprometida com a qualidade da aprendizagem a qual é importante na construção da autonomia, respeitando o ritmo próprio de cada criança na conquista dos novos saberes. Por isso, é necessário que as crianças recebam os estímulos necessários, através das atividades lúdicas, brincadeiras, jogos e recursos de tecnologia. O estudo de caso da turma de crianças do jardim com propostas e desafios com o uso do microfone para a gravação e computador para ampliar o conhecimento da linguagem oral e escrita de forma espontânea. A bagagem de conhecimento trazida do convívio fora da escola que é permeada pela publicidade midiática também traz influência na função social da linguagem oral e escrita, o letramento, crianças leitoras que ainda não são alfabetizadas. Esta pesquisa não teve como objetivo a alfabetização, mas a importância de que se desenvolva num contexto de letramento, entendido este por Magda Soares(1998) como a etapa inicial da aprendizagem da escrita. Assim, constatou-se crianças motivadas em participar, criativas e alegres onde expressaram seus desejos, interesses, sentimentos, valores e conhecimentos com as propostas do uso das tecnologias.
Abstract The main objective of this study was to highlight the importance of the use of technological resources in early childhood education, as well as the possible consequences on learning of increase in oral and written language. The study was conducted by qualitative research methodology that describes the practices in a comparative way, use and non-use of technologies, with the group of children Garden four years old. The theoretical frameworks contributed and followed the work which allowed better understand the role of early childhood education and its contributions to society today. The "Reference National Curriculum from Kindergarten" (1998) is important bibliography that accompanied and assisted my monograph on the realization of practices in early childhood education. Nowadays a teaching action committed to the quality of children's learning, which is important in the construction of autonomy within the rhythm of each child in the conquest of new knowledge. Therefore, it is necessary that children receive the necessary stimulation, through play activities, games, and resources of technology. The case study of children proposed and with challenges with microphone used for recording and computer to increase knowledge of oral and written language with spontaneously. The baggage of knowledge brought from socializing outside of school that is permeated by the media advertising also brings influence on the social function of oral and written language, literacy, children readers who are not yet literate. This research is not aimed literacy, but the importance of it to develop a literacy context, understood by Magda Soares (1998) as the initial stage of learning of writing. There was kids motivated to participate, creative and cheerful, which expressed their desires, interests, feelings, values and knowledge with the proposals of the use of technology.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133898
Arquivos Descrição Formato
000981828.pdf (875.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.