Repositório Digital

A- A A+

A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental

.

A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A importância do uso da informática como recurso didático no Ensino Fundamental
Autor Brugnera, Izabel Lúcia
Orientador Bulegon, Ana Marli
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Informática
Projeto pedagógico
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Didactic resource
[en] Public school
[en] Use of computers
Resumo O presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância da informática como recurso didático no ensino fundamental. Inicialmente procurou-se entender a história da educação brasileira, o uso da informática na construção da aprendizagem, o avanço das tecnologias nos últimos anos na educação; o conhecimento dos softwares, a dispersão dos alunos, a estrutura física e a opinião dos alunos nas aulas de informática. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi construída a partir de uma abordagem quantitativa, através de uma pesquisa de campo com sessenta e três alunos dos 8º e 9º anos de três escolas estaduais do município de Soledade/RS. Conclui-se, com o desenvolvimento deste trabalho, que a evolução tecnológica atual necessita de um maior comprometimento de todos os envolvidos neste processo, como forma de garantir uma construção coletiva do conhecimento, priorizando o uso das TIC adequando aos conteúdos desenvolvidos pelo professor.
Abstract This study aimed to evaluate the importance of information technology as a teaching tool in elementary school. Initially we tried to understand the history of Brazilian education, the use of information technology in the construction of learning, the advancement of technologies in recent years in education; knowledge of the software, the dispersion of the students, the physical structure and the opinions of students in computer classes. The methodology used to develop this work was built from a quantitative approach, through a field survey with sixty-three students of the 8th and 9th grades three state schools in the municipality of Soledad / RS. It follows the development of this work, that the current technological evolution requires a greater commitment of everyone involved in this process, in order to ensure a collective construction of knowledge, prioritizing the use of ICT adapting the content developed by the teacher.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133900
Arquivos Descrição Formato
000981055.pdf (523.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.