Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Paloma Diaspt_BR
dc.contributor.authorOrsato, Ivanete Terezinha Butturapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-17T02:05:30Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133901pt_BR
dc.description.abstractCom o objetivo de ressaltar a importância das mídias na disciplina de Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico, foi desenvolvido um trabalho de pesquisa juntamente com os alunos e os professores que atuam na disciplina de Seminário Integrado desta modalidade de ensino, em uma Escola da rede Estadual que atua no nível do Ensino Médio Politécnico, situada na Região Norte do Rio Grande do Sul. Como tema do trabalho, destaca-se a importância das mídias no contexto escolar como fonte de informação e conhecimento, fundamental no desenvolvimento da proposta do ensino médio politécnico, bem como a inserção da disciplina de Seminário Integrado com a participação efetiva dos estudantes no desenvolvimento da pesquisa com a integração das mídias na construção de aprendizagens. A integração das diferentes mídias nas escolas ainda é um desafio para a maioria dos profissionais em educação, mas é necessário que ocorra essa integração para que o espaço escolar torne-se cada vez mais um local de construção de aprendizagens, dinâmico e atrativo para os alunos, pois estes já nasceram conectados com as diferentes mídias. A pesquisa de caráter qualitativo foi desenvolvida através da análise textual discursiva, das entrevistas realizadas aos professores e alunos e dos materiais produzidos pelos alunos na disciplina de Seminário Integrado, com o objetivo de demonstrar a importância da interação entre as mídias e o trabalho pedagógico, proporcionando uma abordagem mais ampla dos aspectos sociais no contexto escolar e analisar a integração das mídias como ferramenta disponível para o professor mediar as informações expostas pelos alunos transformando-as em aprendizagens. Após a análise dos materiais, verifica-se que a interação evidente entre as mídias e o trabalho pedagógico tem proporcionado uma abordagem mais ampla dos aspectos sociais no contexto escolar. Envolvendo os alunos com o cotidiano no intuito de provocar, analisar, discutir e interagir com diferentes situações para a construção do conhecimento. Portanto a integração das mídias é uma forma que o professor pode utilizar para mediar às informações expostas pelos alunos transformando-as em aprendizagens.pt_BR
dc.description.abstractIn order to emphasize the importance of media in Integrated Seminar discipline Polytechnic High School, a research project was developed together with students and teachers who work in Integrated Seminar discipline this type of education, in a state network of School which acts at the level of the Polytechnic High School, located in the northern region of Rio Grande do Sul. As a working theme, highlights the importance of media in the school context as a source of information and knowledge, instrumental in developing the proposal the average polytechnics as well as the insertion of the Integrated Seminar discipline with the effective participation of students in the development of research on the integration of media in building learning. The integration of different media in schools is still a challenge for most professionals in education, but it is necessary to occur this integration to the school environment increasingly becomes-a construction site of learning, dynamic and attractive for students because they were born connected with the different media. The qualitative research was carried out by discursive textual analysis of interviews conducted with teachers and students and materials produced by the students in the discipline of Integrated Seminar, in order to demonstrate the importance of the interaction between the media and the educational work, providing a broader approach to the social aspects in the school context and that the integration of media as a tool available to the teacher mediate the information exposed by the students turning them into learning. After analyzing the material, it turns out that the apparent interaction between the media and the educational work has provided a broader approach to the social aspects in the school context. Involving students with daily life in order to provoke, analyze, discuss and interact with different situations for the construction of knowledge. Therefore, the integration of media is one way that the teacher can use to mediate the information exposed by the students turning them into learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedia educationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectPolitecniapt_BR
dc.subjectMedium polytechnic educationen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectIntegrated seminaren
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleA integração das mídias no ensino médio politécnicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000981013pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localSerafina Corrêa, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples