Repositório Digital

A- A A+

Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática

.

Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemática
Autor Schonarth, Juliana
Orientador Castilho, Maria Inês
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Matemática
Prática pedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Diverse and dynamic activities
[en] ICT
[en] Mathematics
[en] Teaching and learning
[en] Teaching practice
Resumo Essa monografia traz reflexões sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso na aprendizagem da Matemática, com base em referenciais teóricos e na fala de cinco docentes responsáveis por ministrar a disciplina nas turmas do primeiro ao quarto ano em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Com base na metodologia qualitativa o estudo tem a finalidade de conhecer a opinião dos professores em relação ao ensino e à aprendizagem da Matemática e também sondar se os recursos tecnológicos estão presentes na metodologia de trabalho e como percebem a sua inserção junto aos conteúdos. Os resultados apresentam que todos os educadores questionados acreditam na importância da inserção das TIC’s nas aulas de Matemática, pois, mesmo que não tenham grandes dificuldades no aprendizado, por estarem inseridos nessa “era digital” os seus alunos demonstram grande interesse de participação em atividades diversificadas e dinâmicas, em especial, aquelas que desafiem. Além disso, procuram utilizá-las sempre que possível, mostrando interesse em aperfeiçoar a prática pedagógica por meio de encontros de formação relacionados ao assunto.
Abstract This monograph brings reflections about the use of Information and Communication Technologies as a resource in learning mathematics, based on theoretical references and speaks of five teachers responsible for providing this discipline in classes from first to fourth grade in a Municipal Elementary School. Based on qualitative methodology the study aims to know the opinion of teachers in relation to teaching and learning of mathematics and also probing if the technological resources are present in the working methods and how they perceive their insertion with the content. The results show that all teachers questioned believe in the importance of integrating ICT in mathematics lessons because, even that they don’t have great difficulty in learning, being inserted in this "digital age" their students show great interest for participation in diversified activities and dynamics, especially those that challenge. Also, try to use them whenever possible, showing interest in improving the pedagogical practice through training meetings related to the subject.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133902
Arquivos Descrição Formato
000981627.pdf (365.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.