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A tecnologia assistiva como recurso pedagógico de apoio ao AEE (atendimento educacional especializado)

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A tecnologia assistiva como recurso pedagógico de apoio ao AEE (atendimento educacional especializado)

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Título A tecnologia assistiva como recurso pedagógico de apoio ao AEE (atendimento educacional especializado)
Autor Costa, Gilvana Farias da
Orientador Piovesan, Sandra Dutra
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Atendimento especializado
Inclusão escolar
Tecnologia assistiva
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Assistive technology
[en] Features classroom
[en] Specialized educational service
Resumo Este trabalho tem como tema de pesquisa A tecnologia Assistiva como Recurso Pedagógico de Apoio ao Atendimento Educacional Especializado AEE oferecido em três escolas da rede estadual de ensino da cidade de Quaraí, que possuem salas de recursos multifuncionais, atendendo a alunos com deficiências intelectual, transtornos globais do desenvolvimento, baixa visão, surdos-mudos e com espectro do autismo. O presente trabalho pretende refletir sobre quais as tecnologias assistivas disponíveis na rede pública de ensino servem de apoio ao atendimento educacional especializado AEE. Toda a pesquisa realizada seguiu os princípios de uma investigação qualitativa. Fica claro que pesquisas dessa natureza, tem o objetivo de promover análises e reflexões que visem a compreensão da realidade das salas multifuncionais pesquisadas e proporcionem melhorias no trabalho desenvolvido pelos educadores que realizam o AEE nessas salas de recursos multifuncionais da cidade de Quaraí/RS. Por intermédio dos dados coletados, nas instituições de ensino é possível dizer que a tecnologia assistiva existe nas salas multifuncionais, mas ainda é limitada e insuficiente para atender a real necessidade dos alunos que frequentam essas salas. Nesse sentido, foi constatada a necessidade de uma maior efetivação das políticas públicas voltadas para uma educação verdadeiramente, inclusiva. A inclusão quando o grau de envolvimento de todos os sujeitos participantes do processo educacional, tiver a mesma finalidade, ou seja, o acesso a uma escola com espaços inclusivos, recursos tecnológicos especiais e mobiliários adequados as necessidades físicas, psicológicas, motoras desse público. A inclusão passa a ser uma realidade no contexto das escolas com a participação efetiva de toda a comunidade escolar. A pesquisa realizada constatou que os alunos demonstram um progresso mais satisfatório quando a família apoio e acompanha de perto o trabalho do AEE.
Abstract This work has as research topic the assistive technology as pedagogic resource of supporting the (AEE) specialized educational services offered in three schools of the state school system from the city of Quaraí, which have multi-functional features classrooms catering to students with intellectual disabilities, developmental global disorders, low vision, deaf-and-dumb and with Autism spectrum. The present study aims to reflect on which assistive technologies available in the public school system serve to support to (AEE) specialized educational service? The whole done research followed the principles of a qualitative investigation. We understand that researches of this nature are intended to promote analysis and reflection aimed at understanding the reality of multi-functional rooms surveyed and to provide improvement in the work developed by the educators who perform the (AEE) in these multi-functional features classrooms from the city of Quaraí/RS. Through the collected data in educational institutions, it´s possible to say that there is assistive technology in the multi-functional classrooms, but it´s still limited and insufficient to meet the real needs of the students attending these classrooms. Accordingly, we find it possible a greater effectuation of the public policies aimed to a truly inclusive education, they depend on the degree of truly inclusive education, they dependon the degree of involvement of all involved subjects participants on this educational process that aims the access to a school with inclusive resources, special technological resources and adequate furniture to the physical, psychological, motor needs of this public, which must occur with the effective participation of the whole school community. The survey found that students demonstrate a more satisfactory progress when family support and closely monitors the work of the ESA.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133903
Arquivos Descrição Formato
000980638.pdf (620.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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