Repositório Digital

A- A A+

Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental

.

Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental
Autor Ono, Keiko
Orientador Silveira, Paloma Dias
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Alfabetização
Dificuldades de aprendizagem
Escrita
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Learning difficulties
[en] Portable media
[en] Writing
Resumo O presente trabalho busca auxiliar os alunos com dificuldade de aprendizagem na área da alfabetização, com o uso de método das boquinhas em formato multissensorial. A justificativa de desenvolvimento desta pesquisa é a associação do uso da mídia portátil, no caso o celular, para desenvolver um novo método que seja capaz de sanar ou minimizar as trocas na escrita de alunos que apresentam trocas persistentes de letras. No primeiro capítulo, abordam-se a origem da escrita, o seu processo de aquisição e os fatores que originam as dificuldades de aprendizagem. No segundo capítulo, discute-se o que é tecnologia, seu uso no contexto de ensino-aprendizagem, assim como os benefícios da utilização de tecnologias móveis em sala de aula. Na pesquisa de campo, fez-se o uso do celular com alunos de idade acima de 10 anos de idade, com trocas persistentes na escrita. Aplicou-se a técnica das boquinhas, associada com o uso de mídia multissensorial, onde foi observado maior consciência dos sons e, em consequência, a consciência da letra apropriada ao escrever.
Abstract The present work seeks to assist students with learning disabilities in the area of literacy, using the method of “little mouths”, in multisensory format. The justify for the development of this research is the association of the use of portable media, in this case, the cellphone, to develop a new method which is able to heal or minimize the changes in the writing of students, who have persistent exchange of letters, exceeding the time limit to be able to discern the proper use of the letters. The origin of writing, its acquisition process and the factors which origins the learning difficulties. The second chapter discusses what technology is and its use in the teachinglearning context, as well as the benefits of using mobile technologies in the classroom. In the field research the cell phone was used with students over ten years old, with persistent changes in writing. The “little mouth” technique was applied, associated with the use of multi-sensory media, where was observed a greater awareness of sounds and, consequently, the perception of the appropriate letter to write.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133909
Arquivos Descrição Formato
000981633.pdf (1.150Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.