Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Paloma Diaspt_BR
dc.contributor.authorOno, Keikopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-17T02:05:42Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133909pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca auxiliar os alunos com dificuldade de aprendizagem na área da alfabetização, com o uso de método das boquinhas em formato multissensorial. A justificativa de desenvolvimento desta pesquisa é a associação do uso da mídia portátil, no caso o celular, para desenvolver um novo método que seja capaz de sanar ou minimizar as trocas na escrita de alunos que apresentam trocas persistentes de letras. No primeiro capítulo, abordam-se a origem da escrita, o seu processo de aquisição e os fatores que originam as dificuldades de aprendizagem. No segundo capítulo, discute-se o que é tecnologia, seu uso no contexto de ensino-aprendizagem, assim como os benefícios da utilização de tecnologias móveis em sala de aula. Na pesquisa de campo, fez-se o uso do celular com alunos de idade acima de 10 anos de idade, com trocas persistentes na escrita. Aplicou-se a técnica das boquinhas, associada com o uso de mídia multissensorial, onde foi observado maior consciência dos sons e, em consequência, a consciência da letra apropriada ao escrever.pt_BR
dc.description.abstractThe present work seeks to assist students with learning disabilities in the area of literacy, using the method of “little mouths”, in multisensory format. The justify for the development of this research is the association of the use of portable media, in this case, the cellphone, to develop a new method which is able to heal or minimize the changes in the writing of students, who have persistent exchange of letters, exceeding the time limit to be able to discern the proper use of the letters. The origin of writing, its acquisition process and the factors which origins the learning difficulties. The second chapter discusses what technology is and its use in the teachinglearning context, as well as the benefits of using mobile technologies in the classroom. In the field research the cell phone was used with students over ten years old, with persistent changes in writing. The “little mouth” technique was applied, associated with the use of multi-sensory media, where was observed a greater awareness of sounds and, consequently, the perception of the appropriate letter to write.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectLearning difficultiesen
dc.subjectWritingen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectPortable mediaen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleUso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000981633pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples