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Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente

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Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente

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Título Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente
Outro título Author of digital material : possibilities of leadership in teacher action
Autor Koch, Iára Lúcia Capuano
Orientador Machado, Leticia Rocha
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Autoria
Educação permanente
Prática pedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Authoring tools
[en] Digital technologies in education
[en] Teaching
Resumo Os computadores, há mais de 30 anos, vêm sendo inseridos na escola como uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar os processos educacionais. Na evolução dos estudos da temática, pensadores como Seabra (2010), Teixeira (2010), Halmann (2011), Moran (2012), Tajra (2012), Pretto (2013) reforçam a ideia de que uma das funções das tecnologias digitais é servir como ferramenta de autoria para que professores e alunos possam assumir uma posição de protagonismo dentro do processo de ensino e aprendizagem. Com foco neste viés, a presente monografia propõe Identificar o tipo de materiais educacionais digitais produzidos pelos professores da rede pública de ensino de São Leopoldo. Para análise dos dados, a metodologia de pesquisa escolhida foi a quantitativa, mesclada com a qualitativa explicativa. Os dados coletados revelaram que o quadro docente de São Leopoldo/RS, tem boa formação acadêmica, é experiente e usa diversas mídias para enriquecer as aulas. Além disso, os professores têm o hábito de produzir seu próprio material pedagógico digital com ferramentas de autoria. O perfil traçado para os professores pesquisados aponta para o fato de que esta rede está conectada com as exigências da sociedade atual, que evolui tecnologicamente a um ritmo intenso. Portanto cada vez mais há a possibilidade de que se delinear modelos pedagógicos mais modernos, a partir da evolução das competências desses sujeitos.
Abstract Computers for over 30 years, have been inserted in the school as a pedagogical tool capable of assisting the educational processes. The evolution of the thematic studies, thinkers like Seabra (2010), Teixeira (2010), Halmann (2011), Moran (2012), Tajra (2012), Pretto (2013) reinforce the idea that one of the functions of digital technologies is serve as authoring tool for teachers and students to assume a leadership position within the teaching and learning process. This thesis proposes to identify the type of digital educational materials produced by teachers from St. Leopoldo public school system in Rio Grande do Sul. The chosen research methodology was both quantitative and qualitative explanatory. The data collected revealed that the teaching staff of São Leopoldo / RS, good academic background, is experienced and uses different media to enrich the lessons. Teachers have a habit of producing their own digital learning materials with authoring tools. The profile designed for teachers surveyed points to the fact that this network is connected to the requirements of today's society, which technology evolves at a rapid pace. So more and more there is the possibility that outline most modern pedagogical models, from the evolution of skills of these subjects.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133915
Arquivos Descrição Formato
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