Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorKoch, Iára Lúcia Capuanopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-17T02:06:03Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133915pt_BR
dc.description.abstractOs computadores, há mais de 30 anos, vêm sendo inseridos na escola como uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar os processos educacionais. Na evolução dos estudos da temática, pensadores como Seabra (2010), Teixeira (2010), Halmann (2011), Moran (2012), Tajra (2012), Pretto (2013) reforçam a ideia de que uma das funções das tecnologias digitais é servir como ferramenta de autoria para que professores e alunos possam assumir uma posição de protagonismo dentro do processo de ensino e aprendizagem. Com foco neste viés, a presente monografia propõe Identificar o tipo de materiais educacionais digitais produzidos pelos professores da rede pública de ensino de São Leopoldo. Para análise dos dados, a metodologia de pesquisa escolhida foi a quantitativa, mesclada com a qualitativa explicativa. Os dados coletados revelaram que o quadro docente de São Leopoldo/RS, tem boa formação acadêmica, é experiente e usa diversas mídias para enriquecer as aulas. Além disso, os professores têm o hábito de produzir seu próprio material pedagógico digital com ferramentas de autoria. O perfil traçado para os professores pesquisados aponta para o fato de que esta rede está conectada com as exigências da sociedade atual, que evolui tecnologicamente a um ritmo intenso. Portanto cada vez mais há a possibilidade de que se delinear modelos pedagógicos mais modernos, a partir da evolução das competências desses sujeitos.pt_BR
dc.description.abstractComputers for over 30 years, have been inserted in the school as a pedagogical tool capable of assisting the educational processes. The evolution of the thematic studies, thinkers like Seabra (2010), Teixeira (2010), Halmann (2011), Moran (2012), Tajra (2012), Pretto (2013) reinforce the idea that one of the functions of digital technologies is serve as authoring tool for teachers and students to assume a leadership position within the teaching and learning process. This thesis proposes to identify the type of digital educational materials produced by teachers from St. Leopoldo public school system in Rio Grande do Sul. The chosen research methodology was both quantitative and qualitative explanatory. The data collected revealed that the teaching staff of São Leopoldo / RS, good academic background, is experienced and uses different media to enrich the lessons. Teachers have a habit of producing their own digital learning materials with authoring tools. The profile designed for teachers surveyed points to the fact that this network is connected to the requirements of today's society, which technology evolves at a rapid pace. So more and more there is the possibility that outline most modern pedagogical models, from the evolution of skills of these subjects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectDigital technologies in educationen
dc.subjectAuthoring toolsen
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.titleAutoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docentept_BR
dc.title.alternativeAuthor of digital material : possibilities of leadership in teacher actionen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000980968pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples