Repositório Digital

A- A A+

Central de mídia SH : quatro anos de educomunicação em Porto Alegre

.

Central de mídia SH : quatro anos de educomunicação em Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Central de mídia SH : quatro anos de educomunicação em Porto Alegre
Autor Fernandes, Kelly da Silva
Orientador Foohs, Marcelo Magalhães
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino público
Língua portuguesa
Mídia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[es] Educomunicación
[es] Enseñanza de portugués
[es] Escuela pública
[es] Media en la educación
Resumo A escola de hoje se insere em uma sociedade na qual a mídia tem presença garantida, seus alunos já nasceram nesse contexto e precisam saber agir nele para não ser excluídos da sociedade da informação. Algumas escolas já têm iniciativas nessa linha, esse trabalho trata de uma delas. Central de Mídia SH é um projeto que ocorre em uma escola municipal de Porto Alegre. Nele, alunos produzem textos escritos, áudios e vídeos para jornal, blog, rádio e televisão online, em uma proposta educomunicativa. Visando à formação de cidadãos que não sejam consumidores passivos da mídia de massa e que saibam expressar sua própria voz, a Central parte dos interesses dos alunos como motor para participação em projetos, usando a tecnologia disponível na escola e a que os próprios alunos já possuem: laboratório de informática, projetor, celulares. O resultado é que os alunos apresentam maior autonomia, mais autoestima, desenvolvem a linguagem, habilidades sociais, senso de cooperação e podem ver na prática o alcance de suas produções.
Resumen Se inserta la escuela actual en una sociedad donde los medios de comunicación han garantizado su presencia, sus estudiantes nacieron en ese contexto y deben saber cómo actuar en ello para no ser excluidos de la sociedad de la información. Algunas escuelas ya tienen iniciativas en la línea, ese trabajo trata de una de ellas. Central de Mídia SH es un proyecto que se lleva a cabo en una escuela municipal de Porto Alegre. Allá, alumnos producen textos escritos, de audio y vídeo para el periódico, blog, radio y televisión online, en propuesta educomunicativa. Para la formación de ciudadanos que no sean consumidores pasivos de la media de masa y que sepan expresar su propia voz, a Central empieza de los intereses de los alumnos como motor para participación en proyectos, usando la tecnología disponible en la escuela y la que los propios alumnos ya poseen: laboratorio de informática, proyector, móviles. El resultado es que los alumnos presentan más autonomía, más autoestima, desarrollan el lenguaje, habilidades sociales, sentido de cooperación y pueden ver en la práctica el alcance de sus producciones.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133917
Arquivos Descrição Formato
000981641.pdf (344.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.